x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 2.015

Décimo terceiro

Fabiana Almeida

Fabiana Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 11:27

Bom dia.
Como faço para calcular as horas extras e o adicional noturno para cálculo nas parcelas de 13º.
Pois tenho uma empresa que chegou no escritório em agosto/12 e os cálculos para hora extra seria as médias dos últimos meses não seria? E não tenho a hora extra destes meses anteriores.
Como faço então?
Desde já agradeço..

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 11:32

Solicite a seu cliente que forneça tais informações, ele deve fazê-lo de maneira formal para que amanhã, caso o empregado dele entre com reclamatória trabalhista, não possa seu cliente acusar o Contador por eventual erro.

Se ele não tiver essas informações para lhe passar, ainda assim, peça que ele faça um comunicado onde conste os valores que vc irá considerar para os cálculos.

Tente ver se ele ao menos dispõe dos relatórios analíticos dos meses anteriores, dará um pouquinho de trabalho para vc montar os cálculos, mas ao menos estará agindo dentro da Lei.

Boa sorte!!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 14:27

Oi, Fabio. Vc se refere ao resíduo que gera a parcela adicional do 13º que deve ser paga até 10 de janeiro do ano seguinte, certo?

É simples. Basta vc recompor os cálculos das médias (que geraram os valores pagos na 1ª e 2ª parcelas do 13º) e incluir os valores de remuneração variável (como comissões, horas-extras) havidas em dezembro, e obter nova média usando como divisor o nº de parcelas envolvidas na soma, e se for o caso calcular os meses proporcionais para o 13º. Então, subtrair as 2 parcelas já pagas, o que sobrar é o resíduo devido.

Abraços!!!

Fabiana Almeida

Fabiana Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2012 | 10:03

Kennya bom dia,
Continuando este assunto de 13º, eu consegui os valores dos meses anteriores a entrada desta empresa na contabilidade, mas o sistema não está puxando os valores de hora extra.
Você poderia me mostrar como faço p calcular a média de horas extras p 1ª parcela? Pois é a primeira vez que vou fazer 13º sobre horas extras.


Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.