x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 6.316

Seguro Desemprego x INSS

MILTON TEIXEIRA

Milton Teixeira

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 10:21

Bom dia....Sinara

A regra geral do Sistema de Seguro Desemprego é simples, faculta-se a quem não está recebendo nenhum tipo de renda ou benefício,isso é fato.
Porém, de contra partida, são benefícios distintos ou seja, Ministério do Trabalho x Previdencia Social, mas que não são acumulativos.
A partir do momento, que for solicitado o benefício na Pevidencia Social, automaticamente o benefício do Seguro-Desemprego, será automaticamente cancelado.
Entendo, que essa co-relação de benefício x valor, deve ser analisada pelo beneficário, e saber qual o caminho a percorrer.
Tem alguns fatores a serem considerados:

Quanto tempo tem de contribuição;
Se ao requerer o benefício terá direito;
Se o valor do benefício será equivalente ao seguro desemprego;
O tempo é de aproximadamente 20 dias para marcação com agendamento para 40 dias.

Nesse caso deve agendar a perícia médica e continuar recebendo o seguro desemprego, até passar por Perícia Médica.
Mesmo assim, somente depois de 30 a 40 dias irá receber o benefício.

tarcio de oliveira maia

Tarcio de Oliveira Maia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 10:45

Bom dia... Ver se alguem pode me ajudar. Já é o 5° caso em que o funcionário vai diretamente ao ministerio do trabalho para requerer o seguro desemprego. Quando é atendido, o atendente diz que a empresa "nunca" depositou o inss e o fgts. Ai, pede pro funcionário ir ao INSS. Ai pergunto: Como esse atendente diz uma coisa desse, se a rescisão é homologado no sindicato, vai as ultimas 06 guias pagas do fgts e o inss estar pago, pois tenho os comprovantes em mãos ? Já liguei pra lá e ninguem sabe de nada. Alguém estar passando por isso por ai? Alguem já consegui solucionar?

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 10:51

Tarcio, nesta situação, veja se você consegue retirar a CND para verificar irregularidades, o FGTS pago não indica em maneira nenhuma o INSS pago, são pagamentos distintos e um não justifica o outro.

Se tem as guias contigo, veja na receita o que esta realmente ocorrendo, vá até a receita no plantão fiscal para verificar a regularidade da empresa pois se o MTE diz que não foi recolhido, alguma coisa esta errado.

tarcio de oliveira maia

Tarcio de Oliveira Maia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 11:45

Pois é Fábio... eu nunca soube que o MTE tem acesso a informações da RFB (INSS) ... e a CND estar ok... Este caso é muito estranho... Mas vou averiguar diretamente junto ao MTE para saber se não é um procedimento que os atendentes estão fazendo e prejudicando o funcionário e colocando em xeque nós contadores...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.