x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 737

Contrato de Experiência - Rescisão

RICARDO ARRUDA SOUZA

Ricardo Arruda Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2012 | 14:38

Boa Tarde nobres amigos, estou com uma dúvida que após ler inúmeros Foruns sobre o assunto, ainda não sanei.

Entrei em uma empresa do dia 06/11, assinando contrato de experiência por 90 dias, porém, hoje, 21/11, recebi uma proposta de emprego melhor do que esta que estou atualmente. O que realmente eu receberei e o que devo pagar? Sendo que:

* Na assinatura do contrato, não prestei atenção se tinha alguma clausula de rescisão contratual (grande erro!)
* Meu salário em contrato é de R$2960,00.
* Li em alguns fóruns que eu deveria pagar uma multa de 50% do tempo restante de contrato, contudo, em outros, também li que para essa multa ter efeito, a empresa teria que comprovar o prejuízo que causei, o que seria esse prejuízo?
* Na data de hoje, ainda não recebi nem minha Carteira de Trabalho nem minha via do contrato.

Como devo proceder?

Ainda não pedi demissão pois o novo emprego está programado apenas para o começo de Dezembro, porém, realmente não gostei do trabalho atual.

Aguardo auxílio..

Desde já agradeço.

Ricardo

Juliano Rodrigo Vieira

Juliano Rodrigo Vieira

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 11 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2012 | 15:27

Ricardo,

Realmente o pagamento da multa de até 50% do tempo restante só é devida se do seu desligamento resultar algum tipo de prejuízo à empresa. Um exemplo deste prejuízo seria, por exemplo, vendas que deixarão de ser feitas por causa do pedido de demissão de um vendedor (para funcionários administrativos esse prejuízo é muito difícil de ser mensurado).

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 17:35

Ricardo Arruda Souza Boa Tarde;

O fórum contábeis é publico, porem nosso principal foco é troca de informações entre profissionais que trabalham diretamente ligados a área contábil.

Para estes assuntos de natureza particular recomendamos procurar auxilio do sindicato da categoria para pleitear ou esclarecer direitos, o sindicato fornece auxílio jurídico (em sua maioria), caso o sindicato não resolva seu problema, então você pode ainda recorrer ao MTE ou a um advogado trabalhista;

O Fórum contábeis não estimula de forma direta ou indireta lides na relação de trabalho.

Em nosso acervo de tópicos há inúmeros assuntos trabalhistas esclarecidos, este espaço é público e livre para pesquisa.

Juliano Rodrigo Vieira Boa Tarde;

Ao se deparar com situações de perguntas de cunho pessoal na relação trabalhador x empregador, por favor não responda e informe a moderação marcando a infração para que possamos tomar as medidas cabíveis;

Grato a todos pela atenção e compressão;

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.