x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 997

Cobraça de Auxílio Educação

João Vitor Silva de Abreu

João Vitor Silva de Abreu

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 11 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2012 | 14:56

Prezados(as), boa tarde!
Estou com uma dúvida e preciso do auxilio de vocês. Trabalho à dois anos em uma empresa, sendo que no primeiro ano trabalhei como cooperado e no segundo como CLT, recebi uma outra proposta pouco antes de me tornar CLT e anunciei meu interesse em aceitar, meu empregador se ofereceu para pagar 75% do meu MBA como um incentivo para que eu continuasse desde que eu assinasse um contrato me comprometendo em prestar serviço por mais quatro anos para e empresa, sendo que caso eu pedisse demissão ou fosse demitido teria que pagar o valor pago pela empresa até o dado momento. Acontece que o ambiente na empresa está muito hostil e o rumo que a empresa esta tomando pode comprometer minha carreira a médio e longo prazo. Sendo assim procurei uma nova oportunidade que me dá condições de manter meu MBA com o rendimento e é uma oportunidade melhor para minha carreira. Ai começa o problema, não tenho interesse em não honrar o contrato, desde que me mandem embora para que eu possa com o acerto pagar a dívida contraída, mas conhecendo meu empregador sei que provavelmente ele irá tentar me segurar usando o contrato como argumento e me dará apenas a opção de pedir demissão.
A pergunta é a seguinte, qual é a validade jurídica deste contrato?
Aguardo a opinião de vocês! Obrigado!

Juliano Rodrigo Vieira

Juliano Rodrigo Vieira

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 11 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2012 | 15:13

João Vitor,

Eu entendo que sim, é válido o contrato e a empresa está certa se não concordar em te demitir. Quem está insatisfeito é que deve romper o contrato de trabalho, e parece que seu empregador não tem intenção de fazê-lo.

Assim, penso que suas opções são as já ditas por você: ou pede demissão, ou cumpre o contrato todo e arca com a devolução do valor à empresa.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 15:53

João Vitor Silva de Abreu Boa Tarde;

O fórum contábeis é publico, porem nosso principal foco é troca de informações entre profissionais que trabalham diretamente ligados a areá contábil.

Para estes assuntos de natureza particular recomendamos procurar auxilio do sindicato da categoria para pleitear ou esclarecer direitos, o sindicato fornece auxílio jurídico (em sua maioria), caso o sindicato não resolva seu problema, então você pode ainda recorrer ao MTE ou a um advogado trabalhista;

O Fórum contábeis não estimula de forma direta ou indireta lides na relação de trabalho.

Em nosso acervo de tópicos há inúmeros assuntos trabalhistas esclarecidos, este espaço é público e livre para pesquisa.

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.