x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 12.419

Rescisão de funcionária com Licença Maternidade

Wendy Santos Cordeiro

Wendy Santos Cordeiro

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 11:27

Bom dia gente do fórum,

preciso fazer a rescisão de uma funcionária que entrou de licença maternidade dia 15/11 e só retornaria a trabalhar dia 14/03/2013,só que a empresa vai fechar e agora?
A indenização deve ser correspondente ao valor d salário multiplicado pelos meses faltantes até o parto,acrescido de 05 meses??

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 11:33

Bom dia Wendy,

A estabilidade de acordo com o artigo 10, II, "b" do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal/88 é desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
Porém, é importante observar no Sindicato se existe alguma clausula mais benéfica.

Veja bem, além do período de estabilidade você deve acrescentar ainda o aviso prévio indenizado de acordo com o tempo de trabalho.

Respondendo sua pergunta:
A indenização deve ser correspondente ao valor d salário multiplicado pelos meses faltantes até o parto,acrescido de 05 meses??

Sim, você deve multiplicar os salários, férias, 13º salário, enfim, todas as verbas, considerando ainda a projeção do aviso prévio após o fim da estabilidade.

É importante frisar ainda que alguns Sindicatos se recusam a fazer tal homologação.

Abraços

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 11:39

Bom dia Wendy

Em primeiro lugar, vale lembrar que a legislação não contempla a opção de indenização em se tratando de estabilidade, pois estabilidade é a soma de REMUNERAÇÂO E GARANTIA DE EMPREGO, e se houver a indenização, não há a garantia de emprego, apenas a remuneração.
Porém, no caso em questão, penso que deve prevalecer o bom senso, pois a empresa vai fechar, e não há como garantir o emprego. Então, você deverá calcular os valores como se todo o período de estabiliade da funcionária tivesse ocorrido normalmente, e após isso calcular a rescisão. Tudo isso deverá ser pago a ela.
Vale lembrar que o salário maternidade é ressarcido pelo INSS, então talves valha a pena manter a empresa aberta para solicitar a restituição desses valores, além de manter a estabilidade.
Se for dispensar agora, terá que pagar:
Salários até o parto;
4 meses de salário família;
Rescisão normal;

Att

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 13:24

Sim Wendy,
Certa vez o Sindicato recusou-se a homologar uma rescisão de um empregado estável, mesmo a Empresa pagando todos os direitos trabalhistas.
Ai fiz no MTE.

Abraços!

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Camila Pereira

Camila Pereira

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 10:36

Olá eu tenho outra duvida, no meu caso é diferente, tem um cliente aqui do escritorio ele tem fazenda e sua funcionario entrou de licença maternidade no periodo de 09/12/2012 a 08/04/2013, e ele não mandar ela embora, vai indenizar o aviso dela, vai pagar todos os tributos que lhe deve como:
- salario maternidade;
- saldo de salario;
- aviso previo indenizado;
- avio previo lei 12506;
- 13º sal. indenizado;
- 13º sal. maternidade;
- ferias vencidas;
- 1/3 ferias;
- ferias proporcionais e
- 1/3 ferias

O que ele deve a ela mais?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 18:36

Camila, ela tem estabilidade durante a gestação e até 5 meses a contar do parto. Todo esse tempo terá de ser pago ela, e será considerado como se trabalhado fosse, o que quer dizer recolher as contribuições (INSS e FGTS) , contando os meses para base de cálculo das férias e do 13º.

Lembrando que o aviso prévio indenizado terá de ser contado após o prazo da estabilidade, os 5 meses a partir do parto. Entao vc terá de considerar quanto tempo ela terá de contrato considerando todo esse período e então verificar de quantos dias serão o aviso prévio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.