x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 839

Contribuição Sindical 12/2012

Tatiane Arantes Machado

Tatiane Arantes Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 13:50

Boa tarde! Estou com uma dúvida.
O empregado foi admitido em 01/12/2012 liguei no sindicato e uma pessoa me disse que não precisa recolher quando é admitido em dezembro. Isso procede? Olhei o Art. 601 da CLT e entendo que deve recolher no mês subseqüente a admissão. O que me dizem?

Tatiane Arantes Machado
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 14:48

Tatiane Arantes Machado:

A contribuição sindical é descontada uma vez por ano dos colaboradores, na folha de pagamento do mês de março e recolhida a favor do Sindicato, até o último dia do mês de abril do mesmo ano do referido desconto.

Para os colaboradores que são admitidos após março de cada ano, a contribuição sindical é descontada no mês seguinte a admissão e recolhida até o último dia do mês seguinte ao desconto.

O desconto da contribuição sindical não repassado ao Sindicato, caracteriza apropriação indébita, estando sujeito ao pagamento de multa, juros e correção monetária se pago após o vencimento.


Sobre a contibuição Sindical, consulte os Artigos 578 e seguintes da CLT

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Tatiane Arantes Machado

Tatiane Arantes Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 14:54

Porém ligamos no sindicato e o atendente nos informou que para empregados admitidos em dezembro não precisa recolher. Também entendo isso que você mencionou acima. Usando a minha situação como exemplo, a informação que nos foi passada procede?

Tatiane Arantes Machado
SERGIO TEIXEIRA SILVEIRA

Sergio Teixeira Silveira

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 15:14

Tatiane,

Boa Tarde. No meu entendimento são devidos dois recolhimentos, um inerente ao ano base 2012, funcionário admitido em dezembro, descontado na folha de janeiro e contribuição recolhida até a data de 28/02/2013, o segundo desconto será da contribuição 2013 a ser descontada na folha de março, recolhida até final de abril.

Acredito que a pessoa do sindicato esteja equivocada.

Sergio Teixeira Silveira
Contador
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 15:16

Tatiane, solicite um documentos assinado pelo sindicato onde conste essa informação para lhe preservar em cobrança futura!!!

Até mais!!!

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.