x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 6.649

Ferias Trabalhadas

Priscila Oliveira

Priscila Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 20:16

Eu Tirei minhas ferias, recebi tudo certinho, a minha duvida é se eu tenho direito ao meu salario no mês seguinte.

Por exemplo, tirei minhas ferias em dezembro, recibo tudo......
Em janeiro eu tenho direito de receber meu salario normal? Sendo que eu tirei elas trabalhando....

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 20:42

Priscila,

Não existe férias trabalhadas na legislação trabalhista no nosso país, exceto aquela tiradas em abono pecuniário que corresponde no máximo 1/3 dos seus direitos de férias e que deve ser requerido pelo trabalhado em até 15 dias antes do vencimento do seu período aquisitivo.

Qualquer situação adversa, não existe previsão legal, tão logo não é possível informar se você tem ou não direito ao salário referente aos dias que você trabalhou durante suas férias.

Neste caso, não sei se algum profissional que participe de alguma forma neste site consegue te posicionar com um nível de garantia necessário para o caso.

Sugiro que esta informação seja fornecida por algum profissional da área de direito e que esteja habilitado ao exercício da profissão para verificar a questão dos seus direitos.

Abs

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 21:40

Com razão o colega Leandro, quanto a previsão legal de férias trabalhadas. Entretanto, penso que houve um acordo entre vc e sua empresa para que suas férias fossem pagas e ao mesmo tempo vc continuasse trabalhando...Logo, considerando que a empresa vai cumprir o referido acordo vc tem direito sim de receber o seu salário n final do mês. Porém será um pagamento por fora , sem os devidos recolhimentos de FGTS e INSS.

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 08:47

Sabemos que na prática ocorrem diversas situações dessas, porém o termo "por fora", reflete a questão que estudei na faculdade que é a Ética no exercicio da nossa profissão.

Existe uma confusão muito grande das pessoas, onde pensam que os contadores são garantidores do direito e isso é mera ilusão.

Quem garante os direitos das pessoas, são advogados. Apesar do extremo laço estreito com o ramo de direito, os contadores são executores de leis e normas do direito, garantindo apenas o que preceitua a regra. Tudo além disso, entramos no mérito da ética.

Como esse site é para discussão de práticas contábeis, sugiro reflexão desta leitura.

Temos legisladores, que colocamos para nos guiarem e para isso eles tem que criar essas regras, não acredito que seja de boa prática não recolher FGTS e o INSS de tal trabalhador, que legisladores batalharam por décadas para nos garantirem esse direito. Será que com essa sugestão, não estamos prejudicando no caso nossa colega?
Não quero dizer que politica seja legal, mas temos que conviver com isso.

Também sobre o termo por fora, vi ministros do STF chamarem de bandidos os empresários, políticos, marketeiros, etc. por praticarem esse tipo de procedimento no caso do mensalão. Quem acompanhou, saberá do que estou falando. Lembro que ainda neste caso, houve contadores de um empresário chamado Marcos Valério, que vergonhasamente chegaram até que queimar documentos na tentativa de eliminação de provas.

Então volto a repetir, não somos garantidores do direito e devemos sempre tentar executar as regras com presteza e clareza para não cairmos em armadilhas e sem itenção prejudicar terceiros.

Abs

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 08:56

Concordo com Vc Leandro. Entretanto além de difundir a boa prática do direito , penso que também retrata a realidade em que os contadores e os gerentes de departamento pessoal se deparam no dia a dia, e isso no meu modo de ver não pode ficar fora de discussão. Assim, considero correta a minha atitude pessoal de não omitir a realidade que muitas vezes realmente é perversa. Questões politicas , e de defesa da profissão A , B ou C , neste caso são irrelevantes, haja visto que o usuário apenas solicitou uma informação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.