x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 5.633

Segurado empregado e autônomo

Joice Fernandes

Joice Fernandes

Bronze DIVISÃO 3
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 16:59

Boa tarde,

Caros colegas,

As minhas dúvidas são as seguinte:
1- o empregado registrado poderá prestar serviço como autônomo na mesma empresa que possui o vínculo empregatício?
Função: Gerente Financeiro
Autônomo: Assessoria Imobiliária
2 - Poderá emitir a nota fiscal de serviço?
3 - Como funcionará o recolhimento INSS?


kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 16:34

Ele poderá prestar serviço como autônomo ao mesmo empregador, desde que em horário distinto ao do emprego como Gerente.

O INSS será como com qualquer autônomo, neste caso será mais fácil verificar se ele alcançou o teto do INSS.

Mas antes, sugiro uma consulta ao sindicato dos empregados a que está ele filiado pela empresa.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 17:08

Haverá divergência na sefip devido ao pis

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Joice Fernandes

Joice Fernandes

Bronze DIVISÃO 3
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 19:49

Olá Kennya Eduardo,

Encontrei a Inst. Normat. RFB Nº 971, ART. 64 E 67 que falam a respeito da prestação de serviço a mais de uma empresa. Porém não encontrei sobre a questão do empregado prestar a serviço ao mesma empresa. Você poderia me ajudar com essa informação... qual lei que eu posso utilizar como embasamento dessa questão?



Joice Fernandes

Joice Fernandes

Bronze DIVISÃO 3
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 19:52

Olá Anya Santos,

Mais tem alguma forma de reverter esse problema? Qual impacto causaria para empresa?

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 20:40

Boa noite Joice

Se o funcionário tiver dois vinculos empregatício na Empresa com o mesmo CNPJ terá que informar na sefip, ao informar o pis no 2º vinculo á sefip emitirá á informação: "já existe um cadastro com o mesmo pis".

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Joice Fernandes

Joice Fernandes

Bronze DIVISÃO 3
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 21:34


Anya obrigada pelo tópico... já sei como lidar nessa situação. Porém o meu caso é que o funcionário com vinculo empregatício também prestará serviço como autônomo para empresa. Não será dois contratos com vinculo empregatício, pois o outro serviço eventual será emitida uma nota fiscal.
Então ele é empregado e autônomo ao mesmo tempo a empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.