x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 19.549

13º Complementar

Ana Carolina Gomes

Ana Carolina Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 09:14

Bom dia!
Sou nova neste ramo, então estou com algumas duvidas.
Tenho um cliente que é uma auto escola. Me informaram que na competencia 12 teria que fazer um 13º complementar por ter funcionários que trabalham com hora-aula. Sendo que a minha duvida é: Como calcular o 13º complementar?

Obrigada!

Grandes sonhos necessitam de grandes desafios.
Juliana Oliveira

Juliana Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 11:45

Bom dia Ana, acredito que o programa que usa para cálculo de folha de pagamento tem a opção de "abrir" a folha do 13º complementar, sendo assim, será calculado as variáveis que os funcionários receberam no mês de dezembro e pago a diferença de 13º.

Mas pela lei, a data para pagamento da diferença do 13º é até hoje, 10/01.

Decreto 57.155/1965, artigo 2, parágrafo único. Mas há entendimento de que a diferença deverá ser paga até o 5o dia útil de janeiro, conforme disposição do artigo 459 da CLT.

Espero ter ajudado.

Quando for incumbido de um trabalho mais penoso, não resmungue, não reclame, mas veja nele uma chance de desenvolver-se.
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 14:24

A maioria segue a data 10/Janeiro pois por se tratar de verba variável é necessário que se alcance o fim do mês para então calcular todo o resíduo devido do 13º. Diferente do que ocorre com o salario fixo que antrs mesmo do fim do mês ja se sabe o quanto será pago ao empregado.

Mesmo para quem recebe salário variável, por se tratar de salário, pode o ponto fechar antes do último dia do mês e a diferença após tal data ser paga na folha seguinte. Mas isso não pode acontece com o 13º que tem data limite para pagamento, portanto, o dia 10 é mais que necessário (e prazo útil) para se levantar os valores e fazer a provisão do pagamento.

Ana, o cálculo é simples:
Pegue a planilha (ou relatório) dos valores pagos de 13º do ano base e some o total aos valores apurados de dezembro. Torne a achar a média. Dessa média subtraia a 1ª e a 2ª parcelas já pagas. O que sobrar é o 13º complementar. E o FGTS dele entra na folha de Janeiro.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.