x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 18.895

Retificar Sefip/Gfip - RPA

SIRLENE MARTINS

Sirlene Martins

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 16:23

Prezados, boa tarde!

Estou a pouco tempo no dp da empresa em que trabalho, e esta semana me informaram que em 06/2012 foi realizado o pagamento de rpa referente ao um serviço autonomo, o qual não entrou na folha de pagamento e tambem não houve recolhimento de inss. A pessoa que estava anteriormente no dp não incluiu o rpa na folha, e realizou o pagamento da guia de inss. Como faço para retificar a guia e pagar o que ficou pendentes?

SIRLENE MARTINS

Sirlene Martins

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:13

Olga, os lançamento no sistema da gfip da minha empresa são feitos manualmente,(erro no processo de importar folha) ai te pergunto, para retificar a gfip tenho que criar o movimento na competencia do mes em que ficou pendente a inclusão, informar novamente os valores de remuneração de todos os funcionario, incluir o rpa, porem os demais funcionarios fica na modalidade 9, e o autonomo na modalidade branco? é isso?

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:38

Você fará da seguinte forma:
1) Na aba movimento, clique em novo;
2) Coloque a mesma competência e código de recolhimento e salve;
3) Entre na aba Cadastro, Novo trabalhador e cadastre seu autonomo;
4) Volte para a aba Movimento e Marque participação de todos (aquelas duas mãos que aparece);
5) Coloque seu autonomo na modalidade 1 e os funcionários na modalidade 9;
6) Coloque o valor do autonomo;
7) Faça uma simulação e confira os valores do INSS;
8) Para maior segurança, se possível, antes de colocar os funcionários na modalidade 9, deixe os mesmos na modalidade branco, e simule, para conferir o valor do FGTS;
9) Tudo conferido é só fechar e enviar a GFIP.

SIRLENE MARTINS

Sirlene Martins

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 15:01

No caso terei que pagar apenas o valor que foi descontado do funcionario? Por exemplo, foram dois rpa´s

um no valor de R$393,30 e o outro no valor de R$ 2037,30, desta forma seria:
R$ 393,30 - 11% 43,30
r$ 2037,30 - 11% 237,30

total R$ 280,60 , é isso?

SIRLENE MARTINS

Sirlene Martins

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 15:59

Mas e o juros/multa, como faço para calcular sobre o autonomo. Pois no relatorio analitico de gps esta calculando um valor alto, sei que se trata do valor total da folha, mas como faço para calcular do autonomo?

Heloiza fernanda da costa

Heloiza Fernanda da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 21:16

Ola! estou com o mesmo problema, tenho que retificar a gefip de julho para incluir um RPA atrasado que recebi este mês, eu queria entender uma coisa, todos falam em retificação mais ninguém diz que a chave tem que ser a mesma para não gerar duplicidade, fico insegura de fazer retificação por esse motivo, fiz duas vezes em outras situações e a chave nunca é a mesma!
Ex restaurar o bkaup anterior, coloco todos na modalidade 9 e o que vou incluir na modalidade 1 ou em branco, até ai blz, e o resto? não tenho cursos nem experiencia nessa area, apenas sigo um caderninho que a outra pessoa deixou quando pediu demissão, mais sobre retificação não tem nada, alguém poderia me ajudar? para inclui esse RPA e gerar essa taxa com multas para pagamento?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.