x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 875

JO COUTO

Jo Couto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 09:00

Bom dia! tenho um funcionario que ganha 1 salario e meio, mais insalubridade 20%, minha duvida é: posso aumentar o salario dele para 1.244 (base salario 2012) e aumentar apenas a insalubridade na base do salario 2013? os funcionarios que ganham 2 salarios minimos, tenho mesmo que aumentar esses salarios de acordo c o novo s. minimo. ou posso deixar como esta?
desde ja agradeço


att

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 09:59

Jo, a insalubridade tem que por lei ser baseada no salario minimo, a não ser que a CCT de um parecer diferente, desde que beneficie o empregado.
Já o acerto de salario isso depende muito, este salario que você paga aos seus funcionarios tem alguma incidencia sobre o salario minimo?
Só vou dar um exemplo aqui pra você entender.

Aqui nós temos um engenheiro e pelo SEESP ele tem que ganhar 6 salarios minimos, logo se o salario minimo aumenta, ele recebe consequentemente um aumento, mesmo que aumentar 10x no ano.
Caso o salario dele não tivesse nenhuma relação com o minimo, dai ele teria aumento juntamente com sua classe trabalhista sindical.


Estes seus funcionarios tem uma classe sindical onde manda pagar sobre o minimo?, se não tiver então não precisa pois eles tem uma data base para aumento ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.