x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 618

Demissão sem Carteira Assinada

Francisco Toledo

Francisco Toledo

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 15:06

Olá, boa tarde. Minha situação é bem mais complexa ao meu ver do que parece no título do tópico. Entrei em uma empresa de CNPJ X no mês de Setembro de 2012. Pediram que levasse minha carteira de trabalho, levei logo quando comecei. Porém estranhei o fato de não pedirem para fazer exame médico nem entregar outros documentos. Até ai ok. Um mês depois recebi todo o pagamento em DINHEIRO, VR e VT também. Não foi entregue holerite, apenas um recibo que tive de assinar, sem haver uma cópia para mim. Depois fiquei sabendo que não teria direito a seguro de vida nem plano de saúde. Mesmo assim continuei na empresa, afinal trabalho com Design Gráfico e está se tornando um mercado bem concorrido em São Paulo. No final de Novembro me falaram que eu seria promovido para outra empresa do mesmo dono, com CNPJ Ç. Porém, minha carteira de trabalho permaneceu na empresa X, mesmo tendo outro CNPJ. Estranhei pelo fato de não haver desligamento com a empresa X, já que a Ç possui outro CNPJ e portanto eu deveria receber os benefícios (conversei com alguns amigos que fazem Direito e eles me confirmaram isso). No final das contas, percebi que seria uma roubada, pois não assinaram minha entrada na empresa Ç também nem nada.
Pedi demissão no final de Dezembro pela instabilidade oferecida pela empresa. E para minha surpresa, quando pedi minha carteira de volta, não estava assinada nem pela empresa X nem pela empresa Ç.
Como devo proceder em relação a isso? Já trabalhei no SINTHORESP que é o Sindicato de Bares e Restaurantes de São Paulo, e sei que muitas coisas que eles fizeram está incorreta.

Janderson de Sousa Silva

Janderson de Sousa Silva

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 15:14

Você pode simplesmente entrar com ação trabalhista obrigando a empresa X e Ç a assinar sua carteira nos meses em que fostes empregado deles. O Juiz as obrigará a recolher todos os encargos atrasados e a fazer a rescisão normalmente.

"Não há causa perdida enquanto houver alguém que lute por ela."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.