x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 624

acessos 163.195

RAIS - Ano Base 2012

Alonso Freitas

Alonso Freitas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 01:12

1- Problemas com o java??? Isso ocorre porque o programa foi desenvolvido para a versão 6.41 e atualmente a máquina virtual está na veersão 7.0, neste caso está com o Java atualizado terá que entrar no Windows/Painel de Controle/Remover Programas e desisntalar as atalizações do Java.

2- Seu micro não localiza o certificado digital? ?? Provavelmente sua leitora e os drivers estão atualizados para as novas versões dos cartões que são os V2, V3 e V4 e o seu certificado foi gerado no V1. Em alguns casos a solução é usar outro micro para transmitir.

3- Preciso Informar o CNPJ e a contribuição sindical??? SIM tem que informar ou nos próximos 5 anos a empresa receberá uma cartinha de amor do fiscal do trabalho.

4- A RAIS não faz verificação com a Receita Federal ela faz com a CAIXA para conferir massa salarial e recolhimento do FGTS. O erro do certificado digital ocorre porque o sistema está conferindo o CPF informado na RAIS com o do responsável.


Complementando o item 1:
Se seu Java estiver na versão "1.6.0.38 ou superior", conforme página da Rais, e mesmo assim estiver dando erro na abertura do programa, tente o seguinte:
Vá até a pasta onde o programa da Rais está instalado, localize o arquivo gdrais.bat, abra no bloco de notas e altere o trecho "-Xmx1200m" por um valor menor. Por exemplo "-Xmx768m" ou "-Xmx512m" e tente executar novamente.

Paulo Ramos de Farias

Paulo Ramos de Farias

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 06:18

Bom dia pessoal.
Minha RAIS esta toda pronta porem quando vou transmitir parece a seguinte mensagem: "erro ao validar estrutura da declaração". já fiz o teste em outro computador e mesmo assim continua parecendo.

Alguem pode me ajudar para este problemas?

Grato

THAÍS REGINA BENATTI

Thaís Regina Benatti

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 08:20

Marcos Confidente, muito obrigada, eu não sabia dessa opção!!
Ajudou muito sim!!!
E Luis Alves, obrigada também, realmente se eu não encontrasse uma maneira de "encontrar" eu iria importar e apenas incluir as informações que o sistema não gerou(estou com alguns pequenos problemas no programa)e gravar novamente para imprimir...
Obrigada mesmo pela atenção!!!!!!

Abraços

Luiz Gomes

Luiz Gomes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 09:00

" Bom dia pessoal.
Minha RAIS esta toda pronta porem quando vou transmitir parece a seguinte mensagem: "erro ao validar estrutura da declaração". já fiz o teste em outro computador e mesmo assim continua parecendo "


Bom dia pessoal.

Estamos com o mesmo erro.

Suponho que o arquivo que dá esse erro, fora gravado quando soltaram o programa, ou seja, arquivos importados antes de sair essa nova atualização.

Nas máquinas que atualizamos o sistema antes de transmitir, gravamos com sucesso.

Mais alguém está com esse problema?

Luiz Gomes
Departamento Pessoal
Escritório Contábil Itararéense Ltda
(15) 3532-4656
[email protected]
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 09:04

Bom dia Luiz Gomes eu passei por esse problema somente quando a versão do meu programa da RAIS estava desatualizado. Eu primeiramente gravei e tirei uma cópia de segurança pra depois baixar a nova versão do programa. E deu certo. Espero que essa dica te ajude. Que Deus te abençoe.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Luiz Gomes

Luiz Gomes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 09:17

Bom dia, Washington e Wesley.

Pois então,

Já fiz o back-up e tentei enviar novamente e mesmo assim não deu certo.

O problema é que nessa máquina o programa foi instalado logo quando foi disponibilizado. As empresas foram importadas já com um "bug" no sistema que foi instalado.

Aí, o arquivo gerado já sai com esse erro de estrutura.

Creio que seja isso.

Mas obrigado pelas dicas e um bom dia pra vocês.

Luiz Gomes
Departamento Pessoal
Escritório Contábil Itararéense Ltda
(15) 3532-4656
[email protected]
LUIZ GUSTAVO NOGUEIRA RODRIGUES

Luiz Gustavo Nogueira Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 09:55

Bom dia Pessoal !
Estou tentando transmitir a RAIS 2012 mas esta dando a mensagem: " A verificação do PIN falhou: Um erro inesperado ocorreu ao verificar o PIN"

Quando cancelo a transmissão dá o seguinte erro: " Erro ao assinar declaração.org.bouncycastle.cms.CMSException: error criating signature"

Estou usando a versão mais recente do programa "GDRAIS 2012 VERSÃO 2012.4.1.2 ATUALIZADA EM 05/03/2013"

Alguém por favor me dê uma luz ?? rsrs

Agradeço muito a atenção !

Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 10:43

Bom dia Karla Daiane Corona Bento,nesse caso você terá que fazer uma RAIS negativa no site da RAIS e transmiti-la. Caso volte dúvidas volte a postar. Espero ter ajudado. Que Deus te abençoe.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 10:54

Bom dia Mateus Enrique Silva Ramos, não é preciso incluir estagiário na RAIS, a não ser que ele receba conta-cheque e tenha carteira assinada que na maioria das vezes é bem difícil de acontecer. Espero ter ajudado. Que Deus te abençoe.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Alonso Freitas

Alonso Freitas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 11:10

Luiz Gustavo (e outros que estão tendo problema com a transmissão utilizando certificado)

No link de "Dúvidas Frequentes" existem três tópicos relacionados ao certificado digital:

1 - "Como transmitir a RAIS": possui diversas informações. No final, algumas relacionadas a verificação e falhas na transmissão.
2 - "Certificação digital": Quando deve ser utilizada e como obter seu certificado digital.
3 - (novo!) "Problemas com certificado digital": Programa para análise de problemas com certificado digital. A página possui também a resolução para alguns problemas conhecidos.

Espero que ajude a todos que ainda estão tendo problema.
Se nada ajudar, siga a dica do "César Augusto":

César Augusto Albuquerque Araújo:
... única saída foi instalar o programa da Rais em outro computador, não sei dizer o porquê, mas deu certo. Não esqueça que terá que instalar os drives do certificado digital também. O SERPRO não conseguiu resolver e eu resolvi assim.


Boa sorte a todos

Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 11:19

Deu tudo certo Karla? Se houver dúvidas volte a postar. Bom dia.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 11:57

Olha Karla geralmente o procedimento é esse. A não ser que você não tenha de onde importar os dados. Você está correta. Desculpa a demora é porque to terminando a última RAIS que é a mais trabalhosa. Qualquer dúvida volte a postar.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 12:07

Bom dia Jeriel Ferreira Diniz se o empregador não recolheu não é necessário informar a contribuição sindical na RAIS, pois é só marcar que o empregado não é filiado em nenhum sindicato. Espero ter ajudado. Que Deus te abençoe.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Camila Pereira

Camila Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 12:38

Olá, não sei se vocês estão com o mesmo problema que o meu, mas na impressão do protocolo de entrega da RAIS via Internet está saindo com horário errado, ou seja, passei um declaração as 12:00 do dia 08/03/2013 e na impressão no protocolo está aparecendo 19:31. Se alguém tiver uma solução agradeço!

JERIEL FERREIRA DINIZ

Jeriel Ferreira Diniz

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 13:00

Bom dia Wesley Oliveira,

Veja bem o que diz o manual da RAIS:
pag 40

G) Informações relativas às contribuições sindicais do empregado.
Nestes campos devem ser informados os dados relativos às entidades sindicais beneficiárias das contribuições sindicais laborais pagas durante o ano-base e os respectivos valores.
G.1)...
G.1.1) Valor total recolhido - informar o valor total da contribuição, em reais (com centavos), pago no ano-base por empregado à entidade sindical laboral.
Notas:
I - Contribuição Sindical - ... as informações referentes à contribuição sindical (entidade beneficiária e valores) são obrigatórias.

Ao mesmo tempo em que diz para informar quando o valor for pago no ano-base diz tambem que as informações são obrigatorias, ai tá a minha questão: quando o empregador não faz o recolhimento da contribuição dos empregados ao sindicato mesmo assim deve informar o sindicato e o valor??

Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 13:25

Caro Jeriel houve momentos aqui nos escritório em que passamos por isso, aí nos transmitimos sem informar a contribuição.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 13:27

Boa tarde Silvério Cordovil entra sim meu amigo lá na página do desligamento. É necessário informar se se o empregado foi desligado da empresa. Espero ter ajudado. Que Deus te abençoe.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 13:30

é Caroline...
Muita gente vai ficar sem enviar,ate ontem a noite no site do MTE informava que apenas 44% das empresas tinham enviado...

É a trevaaaaaa

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
Página 18 de 21

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.