x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 13.153

Pensão Alimentícia

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 17:09

Boa tarde Marcelo

Na TRC tem campo específico para preenchimento pensão alimentícia o valor descontado deve ser depositado na conta da beneficária.O fgts a própria CEF retém á parte da pensão alimentícia.

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 17:25

Se no ofício da pensão estiver escrito que a empresa têm que comunicar o Fórum da demissão do empregado, faça conforme solicitado, um declaração e envie.
Se não tem nada exigindo isso, quem tem que comunicar o Fórum é o próprio funcionário, afinal, quem ficará sem pagar a pensão é ele e o mesmo poderá ser preso por falta de pagamento de pensão.

bruno jose collier

Bruno Jose Collier

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 14:54

Boa Tarde,
Peço a ajuda de vcs, pois estou para dar entrada no divorcio e, por ter um filho de 4 anos estou com duvidas de quanto deve ser pago a mae dele de pensao, ele e func publica e recebe em torno de 1200 reais por mes alem de alguns atendimentos psicologicos que faz que devem render em media perto dos 700 reais, ela esta com a crianca morando com ela no apartamento que nos moravamos, que e do pai dela, eu voltei para outro que estava no nome da minha mae que moravamos no inicio do casamanto. Eu tb sou func publ, recebebo em folha em torno de 2600 reais, que sao divididos em 1600 venc basico, alimentacao 300, aux creche 66, transporte 127, inc qualif 400, saude complementar 354, e que fica assim liquido 2600 e bruto 2900. Em media como e feito o calculo para eu pagar de pensao?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 22:14

Bruno, lamento informar mas nosso fórum é voltado para a área contábil, e não para a juridica especializada em direito da familia.

Mas posso lhe adiantar que não existe um percentual fixado para estabelecer a pensão alimentícia, este cálculo se dá baseado no binômio necessidade (do pensionado) X capacidade (do pensionante), e que o percentual a ser definido pela justiça terá de excluir da base da cálculo (do salário do pensionante) o recolhimento previdenciário, a contribuição sindical anual e o IRRF. Vc vai precisar de um advogado especializado na matéria para lhe ajudar.

Aproveito para relembrar que este fórum tem por objetivo a troca e ajuda mútua entre profissionais da área contábil a cerca de temas de trabalho, não devendo, por várias razões, prestar consultoria em questões particulares, sejam contábeis,sejam juridicas.

Boa sorte!!!

KEILA F. GROTTO

Keila F. Grotto

Bronze DIVISÃO 3, Subcontador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 dezembro 2013 | 13:34

boa tarde !! Tenho uma empresa que recebeu uma carta do Fórum para desconto de pensão alimentícia dia 23/11/2013 e foi feita a demissão do mesmo dia 24/11/2013 e a empresa não avisou o escritório do Carta, como devo proceder neste caso pessoal? tenho que informar o fórum que este funcionário não faz mais parte do quadro da empresa ( onde tem este formulário) ou teria que ter descontado na rescisão do mesmo? Grata

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 9 dezembro 2013 | 14:04

Boa tarde Keila

A empresa recebeu a carta do Fórum dia 23/11 e demitiu o empregado dia 24/11 deveria ter refeito a rescisão

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 9 dezembro 2013 | 14:32

Vc terá que refazer a rescisão deve ter retenção de FGTS, caso isso não ocorra terá que consultar um Advogado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.