x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.631

Darf 0561 pago indevidamente

João Gabriel Diogo

João Gabriel Diogo

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2013 | 12:50

Boa tarde colegas.
Estou com uma dúvida, e se possível gostaria de uma orientação.
No mês de Janeiro de 2011, foi lançado R$ 5.000,00, de Pró-Labore, para um sócio, foi recolhido o INSS e o Darf 0561, no valor de R$ 404,85. A empresa não tinha funcionários nesse período, somente o sócio e o autônomo. Mas esse valor foi lançado indevido, e naquela epoca não retificaram e também não enviaram a DIRF. Agora apareceu essa pendência para tirar a CND. Então retifiquei a folha e também o sefip. A GPS, vou fazer a compensação. Minha dúvida é em relação ao DARF, como devo proceder?.

Agradecido.
João Gabriel

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2013 | 13:58

Boa tarde João Gabriel Diogo

Qual pendencia esta constando na CND?

o darf irrf ( 0561 ) descontado do socio nao foi indevido esta correto. para os socios de retirada de pro-labore se ele estiver irrf deve se recolher o darf neste exato codigo.

o que deve fazer é informar a dirf atrasada com esse valor que foi pago ao socio e veja se o IRPF foi feito o abatimento desse darf.

qual a pendencia que esta constando na empresa?

João Gabriel Diogo

João Gabriel Diogo

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2013 | 14:06

Oi, boa tarde.
Então a pendência é a falta de entrega da DIRF, mas, pelo que soube aqui no escritório, o sócio não teve essa retirada de R$ 5.000,00, foi cobrado indevido. Então eles me pediram para regularizar. Eu já retifiquei a sefip, com o valor do pró-labore correto, e ia compensar nessas competências o valor excedente. Só esse darf que foi recolhido, que não sei o que fazer.

At+
João Gabriel

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2013 | 14:21

Certo...
Provavelmente o darf foi pago certo?
voce tera que fazer um processo para pedir o reembolso do imposto pago indevidamente junto a receita federal.

se foi entrege a DCTF informando o valor do IRRF tambem tera que retificar essa informação.

Meu caro isso é meio complicado.

Pedir para baixarem o pedido de entrega da DIRF por ocasião de nao obrigatoriedade.

essa vai ser complicada.

boa sorte meu caro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.