x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.012

Base de Calculo aposentadoria

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 16:52

Boa tarde

Sei que a base de calculo para fins de aposentadoria pelo INSS é 80% dos ultimos maiores salarios. Porem me surgiu uma duvida.

Um trabalhados recebe 2 salarios minimos, e possui em seu nome um MEI recolhe mais 5% sobre o salario minimo a titulo de inss tambem.

No calculo desse trabalhados, o inss vai entender como sendo 3 salarios minimos esse período em que ele assim trabalhou, ou vai entender apenas dos 2, considerando que é o maior salario ?

Obrigado

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 09:33

Fábio Henrique Catelani Ferreguti, Morgana Roberta dos Santos Bom Dia;

O código de recolhimento do complemento é o 1910; MEI Complementacao Mensal Codigo 1910 [ clique para acessar ];

Conforme o entendimento da Sra. Morgana Roberta dos Santos, somente caso o MEI efetua-se o pagamento do complemento dos 15% a base de contribuição da mesma seria 03 salários mínimos;

No caso em face, a base será calculada apenas pelas contribuições recolhidas como celetista;

Abraços

At

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 10:23

Portando eu deveria fazer o recolhimento do complemento no código 1910, 15% usando como bc 2 salarios minimos ? 678,00 x 2 = 1.356,00 x 15% 203,40 .... esse seria o valor do complemento?

Estou correto ?

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 10:36

Fábio Henrique Catelani Ferreguti;

Errado;

Apenas uma salário mínimo;
R$ 678,00*15% = R$ 101,70 valor complementar a recolher;

Salário Celetista R$ 1.356,00 + R$ 622,00 MEI (DAS + Complemento) = base de contribuição previdenciária = R$ 1.978,00;

Conforme meus comentários no tópico acima indicado, não há previsão de recolhimento complementar, ou em outro código para o MEI acima de 01 salário mínimo;

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.