x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.211

Rescisão empregada doméstica - aviso prévio

Bianca Amorim

Bianca Amorim

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 16:01

Boa Tarde! Demiti minha empregada doméstica ontem, 21/01/13, e pedi para que ela cumprisse o aviso prévio. Porém, no dia seguinte ela alegou que já encontrou um novo trabalho e só poderá trabalhar até o dia 31/01/2013. A minha dúvida é: preciso pagar o aviso prévio ou devo pagar só esses 10 dias que ela vai trabalhar?
Minha outra dúvida: eu pago FGTS, como devo finalizar, pago pela guia, mas o site que me dá essa guia me direcionou para a conectividade social para a finalização do FGTS. Só tem esse caminho mesmo?
Grata pela atenção!

SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 17:03

Boa tarde Bianca Amorim,

quanto ao aviso, verifique se há no CCT ou ACT, alguma cláusula sobre apresentação da "Carta de novo emprego", em alguns casos a clausula ampara o funcionário quanto do desconto do restante do aviso prévio, no caso de ela apresentar tal carta, considere os cálculos até a data trabalha e a dispense dos restante dos dias do aviso.

o "Restante do FGTS", entendo estar se referindo ao FGTS do mês da rescisão, é somada à GRRF juntamente com a multa dos 40% do FGTS, 10% contribuição social e outros encargos.

o site te direcionou por que a guia deve ser transmitida pelo Conectividade social, arquivo gerado pelo programa gerador de GRRF que você encontra disponibilizado na área de downloads no site da CAIXA.

espero ter ajudado

att
Sandro

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 17:55

Bianca Amorim Boa Tarde;

Sugiro que o Sr. busque o auxilio de um profissional habilitado (contador) para esclarecer suas dúvidas e lhe auxiliar no processo de desligamento da funcionária;

O Fórum contábeis tem como objetivo discutir assuntos do meio contábil entre profissionais que trabalham na areá, e não prestar serviço de consultoria gratuita para empreendedores, empregadores ou funcionários, etc.

No demais, o fórum é publico. Assim sendo todo nosso banco de dados e material esta disponível para consulta; Basta utilizar a barra acima, escrever a palavra chave da sua dúvida no campo "Faça uma pesquisa" e clicar em "Busca" que irão aparecer diversos tópicos sobre o assunto que o Sr. tem interesse em pesquisar;

Agradeço a compreensão;

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.