x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 758

vinculo empregatício

ANDRESSA SILVA

Andressa Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 08:31

Bom dia,

estou com um problema no vinculo empregatício de um funcionário ele é trabalhador rural porem esta como celetista já alguns meses isso pode dar problema e devo trocar o vinculo para ficar correto?



se alguém puder ajudar agradeço.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 09:23

Ola Andressa,

O que é Celetista, não entendi sua duvida. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
ANDRESSA SILVA

Andressa Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 09:30

na verdade todos seguem as mesmas leis, mas se for empregado rural existe essa especificação de trabalhador rural a minha duvida é, se sou empregado rural e estava como celetista, e agora vai ser mudado apenas para corrigir o sistema isso pode trazer algum problema, para a empresa.
na verdade esse erro esta no sistema da folha

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 09:52

Andressa, o sitema com que vc trabalha deve ter a opção entre "urbano" e "rural", e não rural e celetista pois o rural é um celetista.

Ele é regido pela CLT assim como o trabalhador urbano.

ANDRESSA SILVA

Andressa Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 10:00

Kennya, o meu sistema de folha não tem essa opção celetista rural ou urbano, apenas celetista e trabalhador rural, como mencionei anteriormente sei q todos são regidos pela CLT porem o celetista q o meu sistema é apenas urbano, só gostaria de saber se ao trocar isso pode trazer algum problema.

Marcela Aparecida dos Santos

Marcela Aparecida dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 março 2013 | 17:32

Aproveitando este assunto, vou aproveitar para fazer uma pergunta:
Colaborador trabalha há mais de 20 anos em uma empresa, ele não tem registro em carteira, não recebe férias, 13º salário, somente o salário mensal calculado sobre as horas efetivamente trabalhadas sendo que semanas ele trabalha de segunda a sábado, ou até mesmo aos domingos.
O colaborador recolhe INSS por carne individual, como profissional autônomo. A empresa contribui com metade do valor do INSS calculado sobre a importância de 4 salários.
Minha dúvida é a seguinte: devido este pagamento de INSS a título de autônomo não existe vínculo empregatício? O funcionário não poderá requerer judicialmente direitos como os registrados possuem? (FGTS, férias, 13º, etc."?
Obrigada pela ajuda.

Marcela A. Santos
Avanti Soluções Fiscais
Contadora
Joinville - SC

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.