x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 6.951

FGTS pago com nome do funcionário errado

Vanessa Novais

Vanessa Novais

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 14:04

Pessoal, to precisando muito de ajuda.

Fizemos o pagamento de 4 FGTS em atraso de uma empresa.
O que acontece é que na hora de enviarmos o SEFIP, estava com o nome do funcionário incorreto. Ele tinha no sobrenome o "de..." e colocamos sem o "de...", ex: João de Souza (correto), João Souza (enviado no SEFIP).

Agora precisamos fazer a GRRF desse funcionário, mas não aprecem esses 4 pagamentos.
Ele veio de outra contabilidade e a mesma informava certo (João de Souza), então ele já possui saldo de outros meses pagos.

O pessoal do 0800 da Caixa me diz pra fazer alteração pelo SEFIP, já na Ag. da Caixa me dizem que preciso fazer a RDT e fazer novamente os pagamentos e posteriormente solicitar a devolução desses valores pagos incorretos (o que seria um caos pelo caso em particular).

O erro foi só no nome, o PIS e restante de informações foram certas.

O que faço?

"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos." (Mc 9,35)


https://www.contactta.com.br
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 14:14

Boa tarde Vanessa

Mesmo a Empresa fazendo um novo pagamento deve ser feito o RDT para regularizar a conta do empregado no fgts

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Vanessa Novais

Vanessa Novais

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 14:23

Certo,

Eles informaram, faz um RDT, um novo pagamento dessas guias, e depois pede a devolução do que foi pago incorretamente.

Mas é só dessa forma? Pelo SEFIP não tem como fazer a alteração do nome?

É que é um caso complicado, em que a empresa que pagou a guia incorreta, é uma terceira empresa, e a devolução seria pra eles né, e eles não vão gostar nada da história (do erro em si), enfim.

Só fazendo isso pra corrigir essa situação?

"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos." (Mc 9,35)


https://www.contactta.com.br
Jefferson Machado

Jefferson Machado

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 14:23

Boa tarde Vanessa!

Tente fazer a correção online, através do portal conectividade social. ..
caso não consiga, vai ter que fazer a RDT, geralmente demora 1 dia para regularizar, não há necessidade de fazer um novo recolhimento, já que somente o nome está errado ok.

Espero ter ajudado.

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3
Vanessa Novais

Vanessa Novais

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 14:30

Jefferson,

Pois é, no 0800 até me falaram do RDT direto na Caixa, mas não haviam dito sobre pedir a devolução e tudo mais.
Já na Caixa alegaram que como a guia do FGTS foi paga, precisa pedir a devolução e pagar novamente.
Dai fiquei confusa.

Pelo Conectividade não consigo fazer pois diz que não existe inconsistência. Até tirei o relatório de inconsistência, mas não tem nada.

Até porque o problema não está no cadastro do FGTS dele, o problema está em 4 SEFIP enviadas erradas (com seus respectivos FGTS pagos).

"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos." (Mc 9,35)


https://www.contactta.com.br
Jefferson Machado

Jefferson Machado

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 14:49

Olá Vanessa!

No conectividade, na parte de "serviço desejado", tem uma opção RETIFICAR DADOS DO TRABALHADO - RTD, caso você não consiga lograr exito por este metodo, vai ter que fazer a RTD via formulário...visto que somente o nome do funcionário foi informado errado, não há necessidade de pedir a restituição do recolhimento e ter que pagar novamente, pois se o restante dos dados foram informados corretamente, como PIS, CTPS, data admissão, etc... neste caso somente a RTD irá resolver o problema... em todo caso, ultimo recurso será você ir até a agencia e verificar pessoalmente munida da copia da SEFIP e extrato do FGTS para uma averiguação mais detalhada, ok.

abraço

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3
Jefferson Machado

Jefferson Machado

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 15:23

Sim Vanessa, a RTD online é na HORA.

Abraço

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3
Vanessa Novais

Vanessa Novais

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 15:47

Acabei de tentar fazer on-line e da a seguinte mensagem:

(44) - Conta localizada não atende aos critérios estabelecidos para acesso via Internet.

Lembrando que as guias foram pagas dia 16/01. Não aparece na base por causa desse erro do nome ou porque ainda não caiu o pagamento?

Um contato de RH me disse que quando uma guia em atraso é paga depois do dia 10 pode cair somente no mês seguinte.

"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos." (Mc 9,35)


https://www.contactta.com.br
Jefferson Machado

Jefferson Machado

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 15:54

Como disse o amigo, demora um pouco a cair os recolhimentos...mas pra vc não ficar na espera, faça aquilo que te falei, vai na Caixa, e peça para verificar a conta desse funcionário, pode ser que tenha mais divergencia do que só o nome ok... ex: 2 nº de PIS

Att.

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3
Vanessa Novais

Vanessa Novais

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 14:14

Olá pessoal!

Apenas para dar um parecer sobre a situação.

Aguardei mais uns dias após o pagamento desta guia em questão e agora no começo de Fevereiro o pagamento apareceu na conta do funcionário (mesmo eu tendo informado com nome incorreto e na base diferente do pgto).

Acredito que a solução em casos assim, é esperar pelo menos até o começo do mê seguinte para ver se não é apenas demora da Caixa em liberar os pagamentos.

Muito obrigada pela ajuda e atenção de todos!

"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos." (Mc 9,35)


https://www.contactta.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.