x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 707

Habitualidade de Rendimento - Assiduidade

Angelica dos Santos de lima

Angelica dos Santos de Lima

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 14:44

Boa tarde a todos,
estou com uma dúvida quanto a retirada do prêmio de assiduidade da empresa ao qual presto serviço.
Estou na empresa desde 08/2012 porém, analisando as folhas anteriores percebi que desde 01/2011 o benefício (assiduidade) é pago, podendo até seu pagamento ter sido iniciado antes disso (não tenho acesso ao arquivo morto neste momento), ou seja, há uma habitualidade no pagamento do benefício.
Vi em um outro tópico ((Clique Aqui para ver o Tópico) uma resposta de Cilene Oliveira onde ela dizia "O empregado deve receber a gratificação esporadicamente, pois a habitualidade acarreta integração do prêmio à sua remuneração e incidência de reflexos trabalhistas (13°, férias, FGTS etc"), o que ela disse está em acordo com o § 1º do Art. 457 da CLT (Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953)) e com o Art. 468 da CLT (Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia).
Porém minha dúvida é quanto ao prazo que caracteriza habitualidade. Seriam 06 meses, 12 meses? Pois a diretora quer retirar o benefício e eu gostaria de provar pra ela legalmente que isso não é possível.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 14:49

Boa tarde Angelica

O Fórum é destinado a troca de informações entre profissionais da área contábil.
Para questões particulares, como cálculos trabalhistas sugerimos que procure o Sindicato que represente sua Empresa ou ainda uma assessoria jurídica.
att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.