x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.763

Pagamento de INSS em Atraso Autônomo

diogo reis

Diogo Reis

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 11:54

Uma cliente de 65 anos me procurou pedindo para fazer um calculo do tempo que falta para ela se aposentar:

Ela contribui com 3 carne de 1988 a 1991 ano em que parou de pagar. E reiniciou em 2009 indo para o 5 carne em 2013, ou seja 8 carnes. ela gostaria de saudar os 18 anos que ficou sem pagar o Inss para poder se aposentar.
é possivil pagar os 18 anos de uma vez?

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 19:49

Boa noite,

Diogo,

É possivel desde que ele comprove exercicio de atividade no periodo, o que acontece estando ele enquadrado como contribuinte individual ele estaria obrigado a recolher INSS, como não o fez poderá recolher.
Agora se ele não comprovar não é possivel.

Muitas vezes o recolhimento não é vantajoso, isto porque como já se passaram 5 anos, os creditos estão prescritos e os segurados que quiserem ter o período em atraso reconhecido, precisam indenizar o INSS, este cálculo de indenização é feita na agencia da previdência, algo que leva em consideração a media das contribuições, mais ou menos 1 salario de contribuição para cada competência pretendida. Ainda não vi ninguém que tenha feito o cálculo que tenha pago ou considerado vantajoso, de qualquer forma, me desculpe me lembro exatamente como é feito o calculo.

O que voce pode fazer é agendar para calcular para ele ver se é interessante, a final faltar aproximadamente 7 anos para ele se aposentar (aposentadoria por idade aos 65 anos carencia de 15 anos de contribuição, pelo exposto parece que ele já possui 8 anos, faltando 7),busque a informação para um melhor tomada de decisão.


Boa sorte,

Espero ter lhe ajudado.

Tiago de Lannes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.