x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 771

Informações SEFIP

Carlos Alberto Ferreira de Matos

Carlos Alberto Ferreira de Matos

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 12:45

Boa tarde! tenho uma pequena empresa (MEI) e contratei um empregado. Para agilizar e por falta de conhecimento necessário contratei um Contador para fazer o registro do empregado. Já foi feito e já está no segundo mês de trabalho. Entretanto, já revi alguns conhecimentos que me faltavam e quero eu mesmo dar continuidade as tarefas mensais do Contador para diminuir custos. Já instalei O SEFIP e já cadastrei o responsável pelas informações. Como faço pata resgatar informações anteriores do empregado e transferir para mim a responsabilidade de emitir a documentação mensal (GPS, FGTS etc)? Obrigado

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 21:32

Boa noite,

Carlos,

Não é apenas uma questão de envio de SEFIP, as rotinas ligadas a admissão de um empregado, o percurso do contrato de trabalho até a rescisão, exige conhecimentos que um contador mantem atualizados, não apenas necessitará enviar sefips mensalmente, existe outras obrigações entre elas Caged, RAIS, rescisão, férias ,aviso prévio, formulario de seguro desemprego, termos de rescisões de contratos, salário família, documentos de específicos e obrigatórios na admissão, nas férias, no décimo terceiro salário, o abono pecuniário, clausulas de convenções coletivas, desconto previdenciário, informe de rendimentos, legislação ligada a segurança do trabalho como PCMSO, PPRA.

Sei que em um mercado de competitividade, todo custo reduzido deve ser levado em conta na tomada de uma decisão. Mas a não ser que esteja disposto fazer um curso, pelo menos básico de departamento pessoal, não lhe aconselho a tentar fazer sozinho. Não que você não consiga fazer, não é isto, todos somos capazes, mas pra isto requer treinamento e estudo.

Por isso a importancia do profissional contábil para que não tenha que lidar com assuntos de outras areas que não estão ligadas a sua atividade fim, contratando o profissional você terá mais tempo para cuidar do seu negócio.

Abraços,

Tiago de Lannes

bernadino celestino do ssantos filho

Bernadino Celestino do Ssantos Filho

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 22:03

Boa noite Carlos;

Olha amigo eu concordo com o colega Tiago, gestão de custos em uma empresa e muito relevante , más ha situações em que a redução de custos sem critérios, pode levar a organização a um dispendio financeiro bem mais elevados a logo ou médio prazo. Por isso é importante você rever esse seu posicionamento, para que vc fique avontade para focar a atividade fim de sua empresa e maximizar os resultodos financeiros.

A disposição

Bernadino C S Filho

BERNADINO C SANTOS FILHO
TEC. CONTÁBIL
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
PÓS GRADUANDO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA
PÓS GRADUANDO EM CONTABILIDADE PUBLICA
INSTRUTOR DE CURSOS E TRENAMENTOS
CONSULTOR EMPRESARIAL.
Carlos Alberto Ferreira de Matos

Carlos Alberto Ferreira de Matos

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 2 fevereiro 2013 | 10:41

Senhores bom dia!Sei de tudo isso, mas como Administrador formado, tenho conhecimento de todas as obrigações citadas acima. Entretanto, como nunca fiz estas rotinas, que são de responsabilidades do setor de pessoal, tenho essas dúvidas. Estou disposto inclusive a fazer um curso de rotinas trabalhistas para aprender a fazer a parte operacional, pois o conhecimento macro eu tenho.Por isso solicitei especificamente sobre a SEFIP. Atte

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sábado | 2 fevereiro 2013 | 20:46

Se vc se sente apto,não vejo porque não fazer, até porque é somente 1 funcionário, e não vai lhe tomar muito tempo. Quanto ao resgate das informações, como já foram feitas pelo contador , penso que se vc solicitar os protocolos de envio, onde contém o codigos dos arquivos vai lhe servir de controle. Caso contrário, vc pode reenviar novamente essas informações através do seu cadastro de responsável, ou seja do seu programa instalado na sua máquina

CARLOS SILVA

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 2 fevereiro 2013 | 21:45



Caro amigo Carlos Ferreira

Pelo conhecimento que tenho sobre SEFIP, a única forma de você resgatar as informações anterior referente ao cadastro do seu funcionário, é simplismente você pedir uma cópia de segurança do contador a qual transmitiu as informações do mês anterior; havendo divergencias nas informações transmitidas, você pode reenviar novamente.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.