x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 990

Fator Acidentário Previdenciário

Neide Graca

Neide Graca

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 10:07

Bom dia!!!

Preciso de orientação sobre o assunto. Em uma empresa não há empregados, a sefip informa so os sócios. Até o ano 2012 houve calculo do FAP. PAra 01/2013 aparece a mensagem de que não há FAP calculado pois não foram encontrados vinculos válidos. Alguém sabe me dizer o que significa, e/ou qual órgão público tem que me orientar? Desde já agradeço a colaboração.
Neide.

Marcio

Marcio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 14:27

Provavelmente, havia cálculo de FAP em 2012 porque haviam funcionários em 2011 na empresa, não?

Sem vínculos em 2012, sem FAP em 2013. Até onde eu sei, para fins de preencimento da SEFIP, nesse caso, fica valendo o fator 1, mesmo não calculando RAT ajustado algum, já que isso incide somente sobre a remuneração dos funcionários.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 18:55

boa tarde, ia me esquecendo, a informação na sefip que não há fap, porque não ha vinculo empregaticio, o fap e incide sobre o acidente de trabalho, sócios(pro labore) nao incide acidente de trabalho, e por esse motivo não há. pro labore só tem a contribuição de 20% sobre o total da folha, (acidente de trabalho e terceiros não há), além da contribuição previdenciária (respeitando o teto previdenciário) descontado do pro labore.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.