x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.146

Inscrição no NIT e PIS

Talita Dias

Talita Dias

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:27

Olá, sou professora municipal e quando fui convocada em um concurso descobri que tinha um Número de NIT (com contribuição de um antigo trabalho como contratada) e um numero de PIS ainda sem contribuição (só a inscrição). Fui até a previdência para me informar, pois não entendo muito do assunto, e segundo o atendente eu poderia levar o numero do NIT para a Prefeitura, pois nele já constava contribuições. Assim levei o numero do NIT.

Meses depois passei em outro concurso, mas não aceitaram o NIT. Pediram o numero do PIS, alegando que o nit é para contribuições individuais.

Agora estou em duvida: Uma prefeitura está lançando pelo numero do NIT e a outra lançará (ainda não saiu o pagamento) pelo numero do PIS.

Existe como unificar as duas inscrições??? Onde devo ir????

Me ajudem.

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:33

Talita Dias

É óbvio que é de SUMA IMPORTÂNCIA que o consulente obtenha a unificação dos NITs.

Pois, se não o fizer terá o cadastro em duplicidade e o tempo de contribuição separado.

Vá até uma agência do INSS (agende antes o atendimento via internet), leve os documentos que comprovam a duplicidade para pedir a unificação.

Lá eles, regularizarão seu CADASTRO, cancelando um dos registros e unificando as contribuições, evitando assim que tenha problemas nos futuro quando for se aposentar, ou precisar de algum benefício.

Boa Sorte.

Talita Dias

Talita Dias

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Educação Física
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:36

Entendi. Mas devo esperar o primeiro pagamento da minha segunda matricula para cair a contribuição no PIS ou já posso ir.
Quando conseguir unificar devo levar o numero do PIS para a prefeitura que tem o NIT ou isso é automatico??

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 19:04

voce devera levar toda documentação que comprove a duplicidade do PIS.

leve o cadastro do pis e o cadastro do nis.

e seus documentos pessoais.

o agente da caixa vai pergunta qual numero voce quer cancelar

cancele o PIS pq ainda nao tem contribuições.


Correto quando efetuar a unificação do PIS voce devera levar o numero que ficou registrado na caixa dps da alteração

espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.