x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 19

acessos 21.925

Afastamento INSS/ SEFIP

THA PAGAN

Tha Pagan

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 09:46

Prezados, tenho uma funcionária que entrou de atestado édico em 15/12/12 e novamente em 21/01/2013, ou seja, dois atestados médicos somando 28 dias em um período de 60 dias. Já encaminhei esta funcnioária ao INSS, data do ultimo trabalho: 14/12/2012. Qual data de afastamento devo colocar em minha folha e sefip? Se coloco 1 dia anterior ao ultimo afastamento, constará memos que 15 dias, Como devo proceder?

THA PAGAN

Tha Pagan

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 10:09

Oi Leandro, obrigada por responder.
Esta funcionária me trouxe dois atestados, com inicio de afastamento dia 15/12/2012 de 14 dias, voltou ao trabalho e trouxe novo atestado de 14 dias no dia 21/01/2013.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 10:17

Tha, vc deveria então ter informado em dezembro o primeiro afastamento com o código P3 Afastamento temporário por motivo de doença igual ou inferior a 15 dias.
Depois lançar o novo afastamento em janeiro com o código P2 Novo afastamento temporário em decorrência da mesma doença dentro de 60 dias contados da cessação do afastamento anterior.

THA PAGAN

Tha Pagan

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 10:25

Pois é Leandro, não fiz isso, não me atentei a este detalhe....se eu colocar o dia 14 estará errado? Colocando dia 20 não dá certo, já fiz o teste pq dão menos que 15 dias...

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 10:35

Tha, retifique as informações de dezembro, coloque 14/12 com código P3 e retorno com código Z5 em 29/12.
Na GFIP de janeiro lance o afastamento com o código P2 com data de 20/01

Esqueci de perguntar, o afastamento foi pela mesma doença? Pois se não foi não pode somar os dias e a empresa deve pagar os 15 primeiros dias novamente.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 11:53

O correto é retificar.
Não vejo dificuldade em retificar, já que não vai mudar nada em valores, já que esse primeiro afastamento foi pago pela empresa.
Vc só tem que lançar tudo novamente, com os mesmos valores, todos os empregados/empregadores na modalidade 9 e fazer essa informação de afastamento para esse empregado.

Nada muda em relação a remunerações e FGTS/INSS...

THA PAGAN

Tha Pagan

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 12:13

Como procederr com as tabelas, devo colocar tabelas referentes a dezembro ou não preciso mexer nisso? Devo importar novamente a folha de pagamento para o programa sefip? Se sim, lanço a alteração de afastamento, importo para o programa sefip deixando os outros funcionários e empregadores na modalidade 9?

Márcio José da Silva

Márcio José da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 13:33

Segue um exemplo:

Empregado, com remuneração mensal de R$ 500,00, se afastou por motivo de doença em 05/04/2004, retornando ao trabalho em 15/04/2004. Voltou a se afastar, por motivo da mesma doença, no período de 12/05/2004 a 31/05/2004.

Na GFIP/SEFIP da competência abril, informar:

• campo Remuneração sem 13° Salário – valor correspondente à remuneração mensal, incluindo o valor referente aos 10 dias de afastamento – R$ 500,00;
• campo Movimentação – 04/04/2004 (dia imediatamente anterior ao efetivo afastamento) e o código P3 (o afastamento foi inferior a 15 dias);
• campo Movimentação – 14/04/2004 (último dia da licença) e o código Z5;

Na GFIP/SEFIP da competência maio, informar:

• campo Remuneração sem 13° Salário – valor correspondente aos 11 dias trabalhados mais os 5 dias de afastamento, a cargo do empregador –R$ 266,67;
• campo Movimentação – 11/05/2004 (dia imediatamente anterior ao efetivo afastamento) e o código P1;
• campo Movimentação – 31/05/2004 (último dia da licença) e o código Z5;

Espero que lhe seja útil.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 14:10

Tha, as tabelas do INSS ficam no programa, não precisa alterar nada.
Clique em Exibir > Tabelas INSS e vc verá que está tudo lá, desde 1998 até a última, que deve ser 01/2013.

Pode importar do seu programa de folha, desde que não tenha alterado nada (no programa de folha).
Pode botar todos na modalidade 9, inclusive o empregado que estará informando a movimentação do afastamento.

THA PAGAN

Tha Pagan

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 14:20

Mas este funconário que estou informando o afastamento não deverá ser infrmado na modalidade 1?Imaginei que deveria colocar o afastamento na folha, importar a folha...fiz isso, o pior é que agora está dando erro 300567, dizendo que os valores de 13.º não estão sendo informados.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 09:29

uma empregada teve atestados médicos de 8 dias no dia 28/05 depois trouxe outro atestado de mais 7 dias no dia 06/06 pela mesma doença, depois entrou em beneficio pelo Inss do dia 21/06 a 16/07, sendo que logo apos o empregador resolveu manda-la embora no dia 26/07, agora estou fazendo a Sefip e esta dizendo que a empregada esta com afastamento duplicado, minha duvida estou informando algo errado na sefip ou será que ela não pode ser mandada embora? pois na sefip ficou com data do retorno 17/07 e data da rescisão 26/07

Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 10:07

Bom dia Leandro Ghislandi !

Ressucitando o tópico, tenho a seguinte dúvida :

após enviar a gfip 02/2014, fui informada que uma colaboradora estava afastada desde 23/02/2014 por acidente., devo enviar nova gfip com todos na modalidade 9, informando a data de afastamento 23/02/2014 ( por um momento pensei que pelo fato do 16º dia começar no mês 03 não precisava reenviar ), ela já passou por perícia e está afastada com benefício de auxílio doença.

Priscila Ludemann

Priscila Ludemann

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 10:31

Olá,

Uma empresa possui uma única funcionária, que está afastada junto ao INSS por doença.
Ela foi afastada em julho e retorna apenas em outubro.

Na competência de julho foi enviada a SEFIP normalmente, já informando o afastamento.
Agora no mês de agosto (e depois em setembro), que não tem movimentação nenhuma na empresa, preciso enviar uma SEFIP sem movimento?
Ou apenas enviando em outubro informando o retorno, já seria considerado automaticamente que agosto e setembro não teve movimento?

Grata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.