x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 7.007

Importação de Folha para o Sefip

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 20 outubro 2007 | 22:19

Olha Gilberto, somente as folhas de pagamento feitas por empresas especializadas, são aceitas pelo SEFIP, porque a caixa disponibiliza o layout para os programadores usarem em suas folhas. Agora se nessa sua planilha foi usado o layout citado, o que não acredito, com certeza será aceito pelo SEFIP.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Gilberto José Ferreira

Gilberto José Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 16 anos Domingo | 21 outubro 2007 | 12:44

Caro Liz José. Muito obrigado por ter tirado minha dúvida.
Era justamente isso que eu precisava para resolver uns probleminhas por aqui. Soiu Contador recem formado e faço a contabilidade de algumas micro empresas, mas ainda não tenho recursos suficientes para custear esses sistemas de contabilidade que, em geral, cobram um preço de manutenção não muito acessível para profissionais novos no mercado.

Como também sou um curioso em informática. vou aplicar o latout do Sefip em minha planilha de Folha de Pagamento. Se der serto Publicarei no fórum para que nossos colegas de profissão que queiram utilizar planilhas excel tenham como fazer isso.

Mais uma vez agradeço sua presteza em nos ajudar.

Abraços!

Sem mais: Gilberto Ferreira.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 21 outubro 2007 | 13:18

Boa tarde Gilberto.

Que bom ter gente como você aqui no forum, concordo plenamente com você, ja passei por esse momento também, sei que é muito dificil, lhe desejo boa sorte.
Eu também sou "curioso" em informatica e ja tinha pensando nessa possibilidade, mas meu tempo é muito corrido... espero que você consiga, e desde ja agradecemos a sua disponibilidade aqui no Forum.

Um abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Rocival Pereira de Lima

Rocival Pereira de Lima

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 17:03

Olá pessoal. boa tarde,estou com umas dúvidas aqui:

Tenho um cliente de construção civil,onde retem 11 % do inss nos serviços executados, porém preciso informar essa retenção na sefip, alguém sabe como proceder ? meu programa é folhamatic, acho que tem como importar, se tiver onde devo lançar no programa folhamatic, para que eu possa importar ? Quais os códigos de FAPS,valor da RAT, FAP, etc.Quanto mais informações, melhor, preciso de ajuda. agradeço a todos que me ajudarem. abçs.

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 17:16

os códigos são os mesmos amigos. Apenas a GFIP é informada no código 150, informando o Tomador de serviços, bem como o valor da retenção efetuada por aquele Tomador, alocando os trabalhadores aquele Tomador.

Com relação à importação não posso ajudar, pois não conheço seu sistema. Seria mais interessante ligar no suporte.

Abraços e sorte

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Rocival Pereira de Lima

Rocival Pereira de Lima

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 10:24

Obrigado André pela ajuda, ainda estou com dúvidas,pois a dúvida é como cadastrar na SEFIP e alocar os funcionários. Lembrando que a construtora que meu cliente presta o serviço, tem duas obras com CEIs diferentes não sei se cadastro o cnpj da construtora ou o CEI para alocar o funcionários ! , vou tentar falar no suporte do sistema. abçs.

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 10:36

Vc cadastra o CNPJ da construtora e depois os CEI's vinculados ao CNPJ.

Posteriormente aloca os trabalhadores nos respectivos CEI's em que trabalharam.

Exemplo.

Adm A
Servente A
Servente B
Pedreiro A
Pedreio B

Vc aloca no CEI YYYY todos aqueles que laboraram naquela obra
Servente A
Pedreiro A

Vc aloca no CEI XXX todos aqueles que laboraram naquela obra
Pedreiro B
Servente B

A Administração, como geralmente fica centralizada no escritório e não é alocada em obra nenhuma vc informa no CNPJ da empreiteira mesmo. Não alocando em NENHUM cei.

Com relação às retenções vc informa a parte em cada CEI respectivo

Se o CEI YYYY teve 1200 de retenção, vc informa neste CEI
Se o CEI XXXX teve 600,00 de retenção, vc informa neste CEI

O mesmo se aplica as compensações (salário família geralmente), pois em construção civil, nunca vi licença maternidade, apensar da possiblidade é bem remota.

Abraços e sorte

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Josefina Maria de Pauli

Josefina Maria de Pauli

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 10:40



Olá Rocival,

Meu sistema não é o mesmo do seu, pois eu uso a Contimatic, mas acredito que em todos os sistemas de folha de pagamento, quando tem obra, com retenção, normalmente você tem que fazer a Gfip para cada obra, então seu sistema tem que ter um local para voce fazer o rateio do pessoal da obra, ai qdo você importar para sefip, já vai cada empregado com uma pastinha de cada cliente, ai vc verifique se o valor da retenção foi imprtado junto, senão é só colocar na prória sefip, que vai gerar normal.

Espero ter ajudado.

JULIANA DE ARAUJO

Juliana de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 15:06

Boa tarde!
Preciso de uma ajuda temos uma empresa que foi autuada, pois não fez o reajuste salarial conforme a lei, agora preciso fazer as guias complementares de FGTS da diferença salarial, até o mês 04/2011 estar tudo bem, puxo tudo através do sistema pela folha avulsa que gerei, mas do mês 05 em diante os valores foram alterado novamente e esses não são atualizados qndo importado da folha.

Por ex:
O salário vigente desde 01/2010 era de 650,00 e 900,00 reais,
em 05/2010 deveria ser reajustado para 702,00 e 972,00 reais até aqui tudo bem,
porém em 05/2011 houve outro reajuste passando para 758,16 e 1049,16 ai que esta o problema fiz a folha avulsa, porém quando gero a SEFIP continua com os mesmo valores da diferença salarial anterior.

Como proceder nessa situação. Por favor, alguém mim ajude.
Desde já obrigada.

Ats,
Juliana de Araújo
Rocival Pereira de Lima

Rocival Pereira de Lima

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 16:56

Obrigado André e Josefina, pela ajuda , aos poucos vai clareando.
ainda estou com dúvidas, quando abro o SEFIP consigo cadastrar o tomador, mas não encontro o campo onde devo lançar a retenção. E o RAT não é 3 % ?,. No meu sistema folhamatic está cadstrado 3 % mas não importa . onde lanço ?, na SEFIP aparece desabilitado , o FAPS o programa me informa que deve ser de 0,5 a 2,00 , é isso mesmo ?. agradeço a todos que me ajudarem. abçs

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 17:12

FAP e FPAS são coisas distintas...

O FAP vc verifica através do Site do FAP

O FPAS é de acordo com o CNAE/atividade da empresa.

O FAP é um multiplicador que vai marjorar a aliquota GILRAT podendo marjorá-la ou reduzí-la. O FAP varia de 0,5 a 2,00.. portanto pode haver a redução em 50% na aliquota RAT, bem como a dobra (2x) a mesma.


Se vc tem certeza do FAP e RAT e seu sistema não está importando-os, proceda com a alteração manual no SEFIP:
Na aba MOVIMENTO, clique no nome da empresa (CNPJ) , do lado esquerdo, na aba INFORMAÇÕES DO MOVIMENTO vc lança o FAP e o RAT. Se está aparecendo RAT desabilitado é pq a opção SIMPES está configurada para SIM, se vc mudar para não ou qualquer outra modalidade a campo estará habilitado para vc colocar o percentual/valor.

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.