x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.005

Demissao sem justa causa contrato inferior a 1 ano

ADRIANA DINIZ BRAGA

Adriana Diniz Braga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 11:40

Bom dia!

Um funcionário que foi admitido em 16/04/2012, foi dispensado sem justa causa com aviso indenizado em 15/02/2013, portanto, com menos de 01 ano de trabalho. No entanto, ao fazer exame demissional, constataram que o funcionário estava com pressão alta, encaminhando-o para o cardiologista. Nesta caso, devemos continuar com os procedimentos demissionais normalmente? ou seja, o acerto dele esta marcado para amanhã dia 20/02/2013 e inclusivo efetuaremos o pagamento da GRRF hoje. Por gentileza informe-me qual o procedimento correto neste caso. Deveria o mesmo ter sido encaminhado para o exame demissional por ter menos de 01 ano. RESSALTO QUE QUANDO O FUNCIONARIO FOI ADMITIDO ELE ERA OBESO E NÃO FORAM FEITOS OS MESMO EXAMES ADMISIONAIS E O ATESTADO DELE INCLUSIVE CONSTOU APTO PARA O TRABALHO.

Aguardo um retorno com todas as orientações necessárias neste caso, se for possivel.

Desde ja agradeço


Adriana Diniz Braga

ADRIANA DINIZ BRAGA DE SOUZA
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 12:33

Bom dia Adriana

Se o médico concedeu o atestato demissional de apto e encaminhou o funcionário(a) para o cardiologista, a rescisão prosegue normalmente.

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
ADRIANA DINIZ BRAGA

Adriana Diniz Braga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 13:33

Boa tarde!


O funcionário em questão não recebeu o atestado demissional, o mesmo foi encaminhado para exames cardiologicos, tendo em vista obsidade, pressão alta. No entanto, ao ser admitido obteve o atestado como apto ao trabalho tendo sido realizado apenas o exame de audiometria.

Neste caso, deve cancelar a sua rescisão? Já gerei a GRRF.


Atenciosamente

ADRIANA DINIZ BRAGA DE SOUZA
PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 13:41

Adriana

O médico deve fornecer o atestado, informando se o trabalhador está apto ou não. Se estiver apto a ser dispensado, a rescisão prossegue, como a Anya colocou.

Penso que você deve procurar a empresa e solicitar o atestado.

Att

ADRIANA DINIZ BRAGA

Adriana Diniz Braga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 14:27

Ok. Obrigada!
Estando o funcionario inapto, deveremos ecaminha-lo ao INSS e então o contrato ficará suspenso, devendo a empresa arcar somente com os primeiros 15 dias e os demais por conta do INSS.


Atenciosamente

ADRIANA DINIZ BRAGA DE SOUZA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.