x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.450

Faltou informar valor na sefip

SILMARA CRUZ

Silmara Cruz

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 18:52

Olá boa tarde amigos...

A questão e a seguinte, informei a SEFIP/GFIP comp 12/12, e por erro de digitação ficou faltando 100 reias a um colaborador informado. ex: 500 e informei 400. Minha duvida e a seguinte, a algum campo na SEFIP, que eu possa estar informando o valor que ficou faltando nesta competencia?? Tipo na do mês de fevereiro agora eu informar e colocar em algum campo os 100 reais faltantes?? ou e melhor fazer outra SEFIP comp 12/12 informando recolhimento para este funcionario e colocando os 100 faltantes??
O que me dizem??
Fico no aguardo.

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 19:06

Boa noite,

Silmara,

Você terá que enviar 2 vezes agora,

1º PASSO primeiro enviar a GFIP com a diferença deste funcionário para que tire a guia de FGTS somente com este funcionário, dai você envia os outros em confirmação de informações anteriores, e este empregado no salario apenas a diferença; com isto você consegue pagar a diferença de FGTS só que sua declaração a previdencia estará errada.


2º PASSO, depois de tirado a guia de FGTS com a diferença, você enviar a declaração correta com todos os valores informados, neste passo você informar o que realmente é devido, desta forma a declaração para a previdencia irá sobrepor a ultima entregue, sendo considerada válida esta ultima correta entregue.

3º PASSO Faça uma guia da diferença de INSS pago em 20/01/2013 e recolha com juros e multa.

Saudações, espero ter lhe ajudado.

Tiago de Lannes

SILMARA CRUZ

Silmara Cruz

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2013 | 09:59

Obrigada pela explicação Tiago...

O primeiro passo entendi....o segundo, eu nao entendi!!!Terei que enviar uma nova guia para pagamento da comp 12/12, mais ja foi paga, pra mim teria que fazer uma com a diferença, e informar os corretos so confirmando, não e isso??

Talvez eu nao tenha entendido a explicação!

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2013 | 07:04

Bom dia,

Silmara


Se já pagou, apenas terá que fazer uma guia com a diferença.


O 2º passo refere-se a você retificar as você enviar de novo a GFIP para que o valor correto sobreponha ao anterior.

Para a previdencia é considerado correto a última informação enviada. Então depois que você fizer uma GFIP com a diferença para recolher o FGTS, você deverá enviar uma GFIP normal com todos os valores devidos, isto para que fique correto na Previdência.

Exemplo:

12/2012

envio de GFIP FGTS 100,00, INSS 120,00

Constatei que ficou errado e preciso complementar uma diferença de 10,00 de FGTS e 15,00 de INSS>

1ºPASSO Envio a GFIP novamente apenas com a diferença para recolhimento do FGTS no valor de 10,00, imprimo a guia de FGTS e cálculo no site da receita federal a diferença devida de iNSS.

Com isto consegui recolher a diferença, no entanto minha declaração de GFIP estará incorreta, isto porque não é devido 15,00 e sim 135,00 (120+15,00)

2º PASSO Envio a GFIP com o valor efetivamente devido

FGTS 110,00 INSS 135,00, com isto ficará correto na Previdência o valoe efetivamente devido, que você já pagou em duas guias.

Saudações.

Tiago de Lannes

Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2013 | 07:35

Silmara Cruz
Você vai fazer da seguinte maneira. Você vai refazer a GFIP da competência 12/2012 informando todos os funcionários. Os funcionarios que tiveram as informações corretas na primeira GFIP, serão alocados na MODALIDADE 9 - CONFIRMAÇÃO INFORMAÇÕES ANTERIORES e este funcionário que tem uma diferencia de 100,00, deve ser informado da seguinte forma:

MODALIDADE 0 - RECOLHIMENTO AO FGTS E DECLARAÇÃO A PREVIDÊNCIA

preenchimento na GPFIP, segundo o seu exemplo;

Remuneração => 500,00
Base de calculo da Previdência Social => 100,00

desta forma você irar recolher apenas o FGTS sobre 100,00. Quando enviar a GFIP será gerada uma nova guia GPS com o valor total que deveria ser pago no tempo correto, mas como ficou informações sem informar. Entretanto se foi pago a GPS no tempo correto, você irá recolher a diferencia entre a guia paga anteriormente e esta gerada agora, segue link para confecção de GPS em atraso.

http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_salempresa2.html

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2013 | 07:47

Silmara Cruz,
Complementando a minha resposta anterior, causo esta empresa seja do Simples Nacional, não será possível gerar a guia de GPS por ela ser inferior a 28,99. Sendo essa a sua situação você irá informar o valor do INSS a recolher na GFIP competência 02/2013 da seguinte forma:

Exemplo simbólico;
diferencia de salario 100,00
INSS 8%
calculo 100,00 * 8% = 8,00 a recolher

GFIP competência 02/2013
1º passo; clica no nome da empresa
2º passo: clica em INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
3º passo; preencha o campo RECOLHIMENTO DE COMPETÊNCIAS ANTERIORES no campo VALOR DO INSS com o valor de 8,00

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
SILMARA CRUZ

Silmara Cruz

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2013 | 09:35

Issooooooooooo, eu esqueci de dizer que ate 12/2012 a empresa era optante pelo simples...rs!desculpa galera!mais agora entendi bem as explicações!obrigada colegas, duvida resolvida!!!
Até mais....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.