x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 10.161

RAT e FAP com alíquotas diferenciadas

andreia de morais sousa

Andreia de Morais Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 11:44

Bom dia, Prezados

Preciso saber se existe alguma particularidade que obriga a empresa a recolher o RAT e FAP com alíquotas superiores aquelas constantes no site da Previdência.

Exemplo:
CNAE principal 7733-1/00
RAT conforme anexo V do Decreto 3048 - 1%
Porém a empresa recolhe 2%

FAP consultando pelo CNPJ a alíquota original é de R$ 0,5000%
Porém a empresa recolhe 0,96%

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

andreia de morais sousa

Andreia de Morais Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 11:39

Bom dia, Kennya

Sim, já efetuei as consultas, minha dúvida surgiu exatamente quando fiz o confronto entre as alíquotas constantes na previdência e as que de fato estão sendo praticadas pela empresa.

Precisamos saber se a quantidade de funcionários por exemplo pode majorar essas alíquotas do RAT/FAP, ou se a empresa deverá aplicar extamente as alíquotas constantes na legislação.

Desde já agradeço se puder me ajudar neste entendimento.

erika de sa

Erika de Sa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sábado | 23 março 2013 | 11:53

Bom dia,

Em relaçao a essas tarifas to muito confusa a pessoa fisicas que possue CEI q tem funcionario qd geramos uma CEI escolhemos atividade (CNAE) porem qd vou procurar as aliquotas RAT ,FAP e de terceiros de acordo com cada atividade nao tem.Cadastrei uma recente com a atividade 8515-4/99 é um dentista na GFIP possue essa atividade,na RAIS não conhece esta atividade,caged tb não,e qd vou procurar estas aliquotas cm base na atividade tb não encontro apenas para pessoa juridica o q devo fazer alguem ja passou por algo assim????

erika de sa

Erika de Sa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sábado | 30 março 2013 | 21:20

Boa noite Leandro,

Obrigada pela atenção ,so que na hora de cadastrar para gerar o CEI na opção do CNAE não tinha esse que vc sugeriu o mais proximo a atividade foi esse CNAE 8515-4/99.E o outro caso que to é uma pessoa fisica que recebi agora ,tb dentista, com CEI cadastrado ha algum tempo ,com o mesmo caso o CNAE antigo o q eu faço?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.