x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.507

Fgts -recolher diferença em nova sefip?

LUCIENE CAVALCANTI DA SILVA

Luciene Cavalcanti da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 15:55

Srs,

No mês 12/2012, foi enviado a sefip aparentemente correta e recolhido o fgts no prazo, porém foi descoberto uma falha na re em alguns funcionários e tive que fazer nova sefip,só simulei mas não enviei, e o valor do inss desta segunda sefip é que foi paga corretamente, mas sendo que não enviei o sefip correto ainda, porque não estou sabendo o que fazer em relação ao fgts que já foi recolhido e neste segundo sefip deu diferença para cada funcionário,ou seja , tenho que recolher a diferença de fgts, informar novo sefip com o valor certo,e como recolher a diferença de fgts?
me orientem por favor,obrigada

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 18:32

Boa noite,

Luciene,

Você terá que enviar 2 vezes agora,

1º PASSO primeiro enviar a GFIP com as diferenças destes funcionários para que tire a guia de FGTS somente com a diferença, com isto você consegue pagar a diferença de FGTS só que sua declaração a previdencia estará errada.


2º PASSO, depois de tirado a guia de FGTS com a diferença, você enviar a declaração correta com todos os valores informados, neste passo você informará o que realmente é devido, desta forma a declaração para a previdencia irá sobrepor a ultima entregue, sendo considerada válida esta ultima correta entregue.

3º PASSO Faça uma guia da diferença de INSS pago em 20/01/2013 e recolha com juros e multa.


Para o FGTS é considerado a competencia e o pagamento, já para o INSS é considerada correta a última informação passada, desta forma depois recolher a diferença do FGTS você terá que retificar informando o que realmente é devido a previdência


Exemplo:

12/2012

envio de GFIP FGTS 100,00, INSS 120,00

Constatei que ficou errado e preciso complementar uma diferença de 10,00 de FGTS e 15,00 de INSS>

1ºPASSO Envio a GFIP novamente apenas com a diferença para recolhimento do FGTS no valor de 10,00, imprimo a guia de FGTS e cálculo no site da receita federal a diferença devida de iNSS.

Com isto consegui recolher a diferença, no entanto minha declaração de GFIP estará incorreta, isto porque não é devido 15,00 e sim 135,00 (120+15,00)

2º PASSO Envio a GFIP com o valor efetivamente devido

FGTS 110,00 INSS 135,00, com isto ficará correto na Previdência o valoe efetivamente devido, que você já pagou em duas guias.

Saudações.


Saudações, espero ter lhe ajudado.

Tiago de Lannes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.