x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 857

Posso recolher INSS até conseguir um novo emprego?

Wellison Cristiano Magalhães

Wellison Cristiano Magalhães

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 19:33

Tive recolhimentos feitos para o INSS ,por meio do Estado de Minas Gerais, como funcionário contratado (designado), até o mês de janeiro de 2013. No mês de fevereiro, não tive o contrato renovado e, portando, ficarei sem o recolhimento da Contribuição Previdenciária do mês (no caso, para o INSS). Gostaria de não ficar sem contribuir, para não perder os benefícios previdenciários e também para não perder tempo em relação à aposentadoria.

Posso fazer o recolhimento referente ao m por mês de fevereiro por conta própria, uma vez que não estou mais contratado pelo Estado e, assim, sem o recolhimento por parte daquele órgão? Posso pagar por conta própria como facultativo ou em qual outra categoria?

Enfim, gostaria de esclarecimentos sobre como fazer para não ficar sem os recolhimentos até encontrar um novo emprego.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 19:44

Boa noite Wellison

Vc está recebendo o SD?caso a resposta seja "sim" espere terminar o benefício

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Wellison Cristiano Magalhães

Wellison Cristiano Magalhães

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 09:36

Não estou recebendo Seguro Desemprego, até porque trabalhava para o Estado. Embora o mesmo faça o recolhimento da Contribuição Previdencîária para o INSS (isso para quem é contratado, como era meu caso), o contrato não é pelo regime de CLT.

Assim, gostaria de saber se posso fazer o recolhiemnto para o INSS ou não.

Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 09:45

Welisson,

Pode sim, você recolherá 20% sobre o valor escolhido (ex: sobre R$ 800,00, recolherá R$ 160,00) no código 1007 - Contribuinte Individual.


Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 09:46

Bom dia

Sim, faça um agendamento no INSS através do tel 135 na data marcada, comparecer com todos os documentos pessoais.

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Wellison Cristiano Magalhães

Wellison Cristiano Magalhães

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 10:31

Obrigado gente! Mas o que gostaria de saber é o seguinte: se posso emitir uma GPS e recolher com meu meu número de PIS, como facultativo, por exemplo, até conseguir um novo emprego, ou se preciso fazer um cadastro no INSS. Acho que como contribuinte indiviudal não seria o caso, até porque não trabalho como autônomo. Enfim, se eu recolher como facultativo há algum problema, ou preciso me cadastrar no INSS?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.