x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 89.606

É obrigado pagar Insalubridade nas férias?

Jéssica Pereira

Jéssica Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 12:45

Boa tarde a tds!

O meu chefe mandou calcular as férias d 1 funcionario. duvidas:

1-A insalubridade deve ser calculada junto tb? Lembrando q como vai estar d férias, ele nao vai estar exposto ao risco.

2-Essas tais de médias sobre horas extras, periculosidade, insalubridade e etc devem ser calculadas junto as férias tb? É obrigatorio que a empresa pague esses valores d médias?

como ficaria os calculos de férias do funcionario abaixo:

admissão em 21/11/2011

Salário de R$ 1.200,00

Recebeu insalubridade em tds os meses trabalhados. não vai pedir adto do 13º.

inicio de férias em 01/04 á 30/04/2013

Obrigado

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 13:06

Marlon, manda a regra que o valor das férias se baseie na maior remuneração do período, considerando atualizações de valores e médias de verbas adicionais ao salário.

Tendo sido o adicional de insalubridade pago com habitualidade no período aquisitivo das férias questão - mesmo que não mais esteja o trabalhador submetido às condições insalubres e, portanto, não fazendo jús atualmente ao dito adicional, este integra a remuneração do trabalhor e consequentemente a base de cálculo de suas férias.

De um modo geral, o adicional de insalubridade, desde que pago com habitualidade, integra a remuneração do empregado para todos os fins, como o salário contribuição, horas-extras, férias, 13º e aviso prévio.

Espero ter ajudado.

Jéssica Pereira

Jéssica Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 14:48

Ok Kennya, agora na pratica, em sua opnião como ficaria os calculos e os valores?
Ficaria assim?:

férias gozadas/recebidas R$ 1.200,00
1/3 férias recebidas R$ 445,20
Adcion. Insalubridade R$ 135,60
INSS s/Férias R$ 160,27
------------------------------------------
R$ 1.620,53

esta correto a soma?

a empresa temo que dar médias sobre insalubridade tabem?

Grato

Jéssica Pereira

Jéssica Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 3 maio 2013 | 11:06

Bom dia a tds!

Eu gostaria d saber se fiz certo nesse caso, pois eu lancei as férias do funcionário, e sobre a insalubridade eu apenas calculei as médias da insalubridade referente ao periodo aquisitivo e passei p financeiro pagar ele.

Ou seja ele recebeu as férias, o terço delas, as médias das horas extras e médias da insalubridade. Faltou algo? Eu deveria ter colocado + 135,60 de insalubridade para ele?
Grato

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 maio 2013 | 11:11

Bom dia Marlon

O procedimento está correto.
Salvo se houver cláusula na CCT que obrigue o pagamento da insalubridade nas férias, ela deve ser tratada como média.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.