x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 678

afastamento auxilio doença

HUGO LEONARDO PEREIRA MELO

Hugo Leonardo Pereira Melo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 17:48

Olá
Estou com o seguinte problema:
Um proprietário individual está afastado por doença e não tem funcionario e nem sócio já que é uma empresa individual, a minha dúvida é se a empresa tem que parar por causa disso ou pode seguir com uma pessoa nomeada para continuar tocando o negócio já que é uma empresa que dá sustento a família?
Eu sei que o empresario tem que ser afastado e não pode recolher o inss sobre o pró-labore, mas a empresa tem que parar?
Att

Hugo Melo

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 13:59

Olá Hugo. Entendo que seu cliente terá que contratar um funcionário, mesmo que seja temporário, para continuar com as atividades da empresa. Se ele é o único dono e não tem funcionário, e vai ser afastado, fica estranho a empresa estar "faturando" sem ninguém para vender.

HUGO LEONARDO PEREIRA MELO

Hugo Leonardo Pereira Melo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 16:31

Pois é entendi a resposta, porém o negócio é familiar e pequeno se ele contratar alguém ele vai ter outras despesas e vai ficar ruim, ele mora com a mãe que ajuda ele, mas eu sei que isso legalmente não é válido, mas já me ajudou muito obrigado Michele

Marcello Moreira

Marcello Moreira

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sábado | 23 março 2013 | 09:13

no meu entendimento, se ele está doente, e recolhia a contribuição (INSS) , ele precisa dar entrada no benefício, junto ao INSS, que não demora muito, dependedno logicamente do Estado, e isso talvés já desse uma força para seu cliente, contratar um fuincionário.

bom dia

att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.