x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 749

inss não informado em sefip

ROSANA BRAGA

Rosana Braga

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 11:37


Bom dia! Em 12/2012 emitimos uma nota que sofreu retenção de 11% do INSS, não informamos em SEFIP e nem fizemos a compensação, encaminhei o caso a uma consultoria que me informou: nos termos do § 2º do art 60 da IN RFB 1300/12 deveria ter informado a retenção na competencia e por eese motivo não posso fazer a compensação, somente posso solicitar a restituição atraves do PER DCOMP, alguem sabe me informar se é isso mesmo, pois lendo a instrução normativa não entendo assim, posso informar agora a retenção informando que foi no mês 12 e fazer a compensação nos meses subsequentes? obrigado!

Ivani Duarte

Ivani Duarte

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 14:40

Boa tarde, Rosana.
Por diversas vezes clientes esqueceram de me avisar que sofreram a retenção de INSS.
Eu refaço a GFIP da competência de emissão da nota, uso o cód. 150 e informo a retenção. Compenso o saldo (se houver) normalmente nos meses posteriores. Inclusive o que foi pago indevidamente. Nunca tive problemas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.