x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 12.777

carta de exigencia do INSS

ana carolina amatti da silva

Ana Carolina Amatti da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 09:02

Bom dia!Estou com uma duvida.
O funcionario da empresa está entrando com pedido de afastamento do INSS
A empresa tinha alguns meses de recolhimento do INSS que não tinha feito,então ela fez os pagamentos das guias do INSS e deu o xerox para o empregado levar no INSS
Chegando lá deram uma carta e exigencia dizendo assim:
-por não constarem em nossos sistema os valores do vinculo mantido com a empresa,solicitamos a regularização junto a caixa economica federal.
Deverá apresentar declaração da empresa onde se encontram os documentos e relação dos salarios de contribuição ( RE)
O que eles quiserem dizer com isso??
tenho que levar as guias do inss da caixa economica federal também e sobre esta declaração eles estão pedindo o xerox das REs que enviamos para a caixa economica pelo sefip ou é para a empresa fazer uma declaração colocando os valores dos salarios??
Obrigada Ana

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 09:10

Ana,

Creio que a razão da exigencia deve-se ao fato de que o valor do INSS pago em atraso ainda não tenha entrado no sistema, verifique esta situação no site da Receita Federal.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 09:24

Ana Carolina

O fato de não recolher o INSS não impede que seja concedido o benefício ao empregado. É interessante analisar as SEFIPs enviadas, se estão com todos os dados corretos. Pois pelo que você postou não consta no sistema os valores do VÍNCULO MANTIDO COM A EMPRESA. Com isso, parece-me que o problema está na informação transmitida.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
ana carolina amatti da silva

Ana Carolina Amatti da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 09:32

pessoal obrigada pela ajuda,mais ainda estou na duvida não sei o que fazer,por favor me ajudem,não entendi o que o INSS está pedindo?
na carta diz solicitamos a regularização de tal junto a caixa economica federal,isso quer dizer as sepifs ou tenho que ir na CEF??
outra duvida esta declaração que constam os documentos e relação dos salarios que estão pedindo são as sepips com o nome do funcinario ou eu tenho que fazer uma declaraçao colocando os salarios??

Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 09:48

Ana,

Faça o que a carta pede, leve as Sefip's na Caixa junto com as guias pagas e também a notificação que recebeu do INSS.

O INSS está pedindo RE e não declaração de salários.

Além disso, monte um dossiê do empregado, Ficha de Registro, RE do período, declaração do emprego, afinal, tudo que comprove o vinculo do empregado com a empresa e não esqueça do CAGED da admissão dele; entre em contato com o 135 e tira as dúvidas sobre o ocorrido, se preciso agende um horário e vá pessoalmente ao INSS levar a documentação exigida.


Infelizmente, o sistema de comunicação INSS/CEF/Receita Federal/MTE é falho e lento, por isso precisamos intervir pelo funcionário.

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 09:55

Ana

Sugiro que a empresa vá a uma agência do INSS para sanar as dúvidas, pois pelo que entendi o problema está no reconhecimento do vínculo. Talvez por isso estejam solicitando esses documentos. Também não entendi porque deverá ir a Caixa, mas como existe esta orientação na carta, então dirija-se a uma agência e mostre esse documento e solicite maiores esclarecimentos.

Orientei que você analisasse a SEFIP para que tentasse detectar problemas nas informações antes de ir ao INSS ou à CAIXA.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 10:03

Ana, não sou da área de Pessoal, mas no meu entendimento o teu problema não é com o INSS (que somente considera as informações que constam no sistema), e sim com a CEF que aparentemente ainda não alimentou o sistema do INSS através das SEFIP, pode ser que o funcionário não foi informado ou informado com erro na SEFIP, pode a SEFIP não ter sido processada ainda, ou que a SEFIP foi com erro.

É interessante fazer o que a Ana Claudia orientou e analisar as Sefip enviada em que conste o funcionários.

Depois de analisar a SEFIP e não consta erro vá há CEF e leve as RE´s, o recibo de entrega da SEFIP, a carta que o INSS mandou, e a carteira de trabalho, e, se tiver, o cartão do PIS do funcionário, acredito que seu problema somente vai ser resolvido se você for a CEF.

É o meu conselho que esta na mesma linha de pensamento da Ana Claudia

ana carolina amatti da silva

Ana Carolina Amatti da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 11:46

Obrigada a todos pela paciencia e ajuda em responder minhas duvidas.
A empresa pagou estas guias na quinta feira passada,não deve caido mesmo.
Ainda existem algumas guias de FGTs da empresa em atraso.FGTS em atraso pode dar problema com o afastamento do INSS? ?

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 12:14

Ana Carolina, o problema em relação as guias do FGTS e INSS não é o pagamento das mesma e sim o envio da SEFIP, apos o envio da SEFIP as informações entra no banco de dado tanto da CEF como do INSS gerando os direitos aos funcionários, ficando pendente apenas o pagamentos dos mesmos. Acontece que em alguns casos as informações ficam pedidas dentro do sistema da CEF e INSS.
Quando foi enviada as SEFIPs?

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 12:20

Ana Carolina,

Atente-se para o que já informamos aqui, não tem relação com o PAGAMENTO OU NÃO das contribuições e sim com o BANCO DE DADOS que não consta no INSS.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:16

Boa tarde Ana Carolina

O sugiro que o representante legal da empresa compareça ao INSS, então a empresa saberá exatamente o motivo pelo qual, o INSS solicitou a declaração ao empregado.

abçs!

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.