x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.558

Preenchimento do FAP no SEFIP- local rateado

Daiane Trettel

Daiane Trettel

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 17:10

Boa tarde pessoal.

Estou com uma empresa da construção civil CNAE 412, onde é local rateado. É uma empresa contribuinte, que recolhe o RAT, mas estou om dúvida referente ao preenchimento da SEFIP.

A previdência social orienta que na SEFIP o FAP deverá ser preenchida com 2 casas decimais, porém no sistema da folha com 4 casas decimais.
Isto fará com que o valor da contribuição referente ao RAT no SEFIP seja menor que no sistema da folha, portanto deverá desprezar a GPS da SEFIP e refazer a GPS. Para que o valor da contribuição seja correto.

Então minha dúvida é a seguinte: está empresa esta dando R$ 15,00 a menos na GPS no SEFIP com o valor da GPS do sistema da folha. Como fazer com está empresa que é local rateado e a parte RAT é compensada, como proceder com esta diferença?

obrigada desde já.
att,
Daiane

Suzana Sanches de Oliveira

Suzana Sanches de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 4 abril 2013 | 13:13

Boa tarde Daiane,

Sempre temos este problema, pois na realidade a Alíquota FAP contém 4 casas decimais mesmo, e no SEFIP apenas 2, como você ja mencionou.

Não tem muito o que fazer, eu sempre deixo com a diferença, mas sempre é pequena, nunca chegou a 15 reais como você disse.

De qualquer forma não dá para pedir a restituição, isso porque a alíquota FAP realmente possui 4 casas decimais, então você esta recolhendo o correto, a informação errada seria a que esta indo para o SEFIP.

Suzana

Atenciosamente
Suzana Sanches de Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.