x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.241

Procedimentos Para Registro de Funcionarios.

José Ricardo de Araujo

José Ricardo de Araujo

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 12:45

Boa tarde, pessoal!

Sou novato aqui no forum e na área também, preciso da ajuda dos amigos pois estou iniciando na área de departamento pessoal e preciso registrar quatro funcionários.

OBS.: eu já pesquisei em alguns sites mais ainda assim fiquei com dúvidas.

Sei que são dúvidas iniciais que pra muita gente já virou rotina. desde já agradeço pela atenção.

Portanto segue algumas dúvidas:
1)passo-a-passo como registrar na carteira?
2) se o uso do carimbo da empresa e com o nome do empregador é obrigatório ou se só precisa fazer a anotação dos dados do empregador?
3) como consultar o número do pis do funcionário para saber se ele já possui?
4)como fazer o processo do fgts na caixa economica como criar conta para deposito mensal?
5)como proceder com o contrato de trabalho quando a empresa não quer passar pelo contrato de experiência e sim já para o de prazo indeterminado?
6)para imprimir a folha mensal é obrigatório o uso do papel de contra cheque aquele verdinho ou também posso imprimir no papel chamenquinho?
7)quais as fichas que preciso realmente imprimir e preencher nesse momento inicial da admissão alem do exame admissional?

José Edipoan Ribeiro

José Edipoan Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 15:05

1) Colocar nome da empresa, CNPJ/CEI, Endereço, Município, Cargo, CBO, data de admissão que é a data que o funcionário começará a trabalhar (de acordo com o exame admissional), n° do registro no sistema, n° da folha de registro de funcionários ou ficha, e a remuneração,ou seja, o salário que o funcionário irá ganhar, e terá de ser escrita por extenso.

2) Aqui na minha cidade o pessoal dos Sindicatos e Ministério do Trabalho nos orientou a não carimbar, pois tem alguns funcionários que são "descuidados" e acabam molhando e borrando a parte carimbada que fica ilegível, oriento a seguir o que fazemos aqui no escritório, que é escrever de acordo com o passo 1, manualmente.

3) Ligue no Oculto, opção 1 e depois opção 2. Tenha em mãos documentos pessoais do funcionário que você for fazer a solicitação, caso ele não tenha, você terá que encaminhar uma DCN que está disponível no site da CAIXA.

4)A conta é criada a partir do recolhimento de FGTS feito pela empresa, que poderá ser consultado com o cartão e-cpf/cnpj ou pela conexão segura com as chaves PRI.

5)Faça contratos com 45 dias e prorrogue por 1 vez, é mais seguro, se for mais de 90 dias, prorrogue até a data limite de 90 dias para deixar formalizado.

6) Pode ser impresso em folhas A4 sem problema algum, desde que não haja alternância, ou seja, se for usar o papel verde use-o até o fim, se for usar o A4 use-o até o fim, pois em uma eventual fiscalização poderá trazer problemas tanto para a empresa quanto ao funcionário.

7)Contrato de Experiência, Recibo de Entrega de Carteira, se houver filhos as fichas de salário família, termo de responsabilidade de salário família e declaração para fins de IR. E preencher a carteira e o livro de registro.

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela. (Paulo Coelho)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.