x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 314

acessos 210.063

Cadastro FICUS / PIS

marina de santi

Marina de Santi

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 09:32

Oi, pessoal acabei de me cadastrar no Portal Contábeis.
Pra quem já entregou o formulário FICUS na Caixa, por favor existe um modelo específico de procuração ou pode ser uma procuração normal?
Obrigada.

Jucinaldo Ribeiro Araujo

Jucinaldo Ribeiro Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Processos
há 10 anos Terça-Feira | 29 abril 2014 | 12:19

Bom dia!
Gostaria de informar que poucos funcionários da CEF (Caixa Econômica Federal), sabem realmente dar explicações referente à FICUS-E. Eu mesmo tive que passar por 8 agências diferentes até encontrar uma que aceitasse o cadastro.
Mas enfim, uma vez cadastrado já faço o login e tenho acesso a cadastro do NIS (Numero de Identificação Social).
Se eu puder esclarecer alguma dúvida que estiver ao meu alcance...!

Att.

Jucinaldo R. Araujo

magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 29 abril 2014 | 12:57

Marina de Santi ,

Na verdade a procuração deve se entre juntos com o formulário,porém um modelo não existir"que eu sei",mas tem que se destinado a CAIXA ECONÔMICA.


Unica coisa que não entendi,porque levar mais de 2 meses para mandar um e-mail,isso é normal mesmo?

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
Jucinaldo Ribeiro Araujo

Jucinaldo Ribeiro Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Processos
há 10 anos Quarta-Feira | 30 abril 2014 | 00:40

Boa Noite!

Assim que o cadastro é realizado, já é feita a liberação de acesso ao sistema. Nosso escritório, já realizou vários cadastros e nenhum deles obtivemos resposta em nosso e-mail. Mas acessando a página de login, com o numero do PIS do usuário cadastrado e senha, já é possível o acesso e o cadastro.

Dúvidas, whatsapp (92) 9452 - 8069

Higor Silva

Higor Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 16:22

Pessoal, boa tarde!

Tenho 58 empresas cadastradas para um único usuário externo, porém só consigo visualizar as 50 primeiras empresas, as restantes que estão na segunda página, ao tentar acesso aparece o erro " Não foi possível montar os parâmetros de entrada.".

Alguém já teve esse problema? Sabem como me ajudar a ter o acesso?

Agradeço a atenção.

claudia pereira

Claudia Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 16:54

Marina, boa tarde e bem vinda
Todos os cadastros que eu fiz do meu escritório, em nenhum eu precisei de procuração, apenas de xerox autenticada do representante responsável pela empresa, cartão do CNPJ e contrato social original e copia, junto com meu documento original e copia e o próprio formulário do FICUS assinado tanto por mim quanto pelo representante da empresa.
Espero ter ajudado

DEUS a minha frente me guia Amém
marina de santi

Marina de Santi

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 08:08

Oi, pessoal, muito obrigada pelas respostas.
Eu fis o cadastro no FICUS em janeiro e até hj não recebi nenhum email da CEF, então eu já desisti.
Como muita coisa neste Brasil não funciona, este é mais um.
Obrigada.
Fiquem com DEUS.

marina de santi

Marina de Santi

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 09:34

Oi, Kleber.
Eu estava lendo sobre o FICUS, no site da Caixa mesmo, descobri uma coisa, para empresas com CEI, tem que ser na CEF mesmo para cadastrar funcionários no PIS, o FICUS é só pra CNPJ.
A empresa que eu faço é CEI, produtor rural, nunca que ia dar certo mesmo, falha minha.
Agradeço a sua atenção e de todos.
Obrigada.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 09:44

Marina,

Correto,

Infelizmente a Caixa tem esse ´´probleminha``.

Matrícula CEI é feito o cadastro de PIS diretamente na agência, o que particularmente acho uma falha, pois pouparia trabalho tanto do contador como dos próprios funcionários da Caixa.

Talvez a melhor opção para CEI seria o certificado digital, uma vez que outorgando poderes para o certificado digital do contador, o dono da matrícula CEI precisaria fazer o certificado digital a cada 4 anos, apenas para outorgar novamente procuração para o contador.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 10:37

Igor,

Eu mesmo, semana passada, fiz um cadastro com o FICUS na Caixa,

Após 48 horas, tentei o acesso via internet e já estava liberado.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
cinara dos santos

Cinara dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 12:13

Bom, a agência daqui nos informou que eles estão com um problema, portanto é para aguardar para protocolar o requerimento. Por enquanto, continuamos com o método antigo e eles estão aceitando normalmente. Agora, não sei se o problema é geral ou só na agência daqui.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 08:44

Igor,

Até hoje cadastrei apenas o PIS pelo site.

Thaís,

Pode sim, porém para cada empresa deve ser feito um formulário FICUS.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Ingridy Machado dos Santos

Ingridy Machado dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 09:39

Bom dia Thaís,

Referente a sua questão se pode realizar vários cadastro de empresa a um único usuário externo, lhe respondo que sim, mais saliento que se faz necessário a apresentação da FICUS/E isoladamente para cada empresa a ser cadastrada.


Abraços!

Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1, Supervisor(a) Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 13:39

Levamos os documentos para cadastro o pessoal da caixa solicitou reconhecimento de firma da assinatura do usuario externo e o representante legal da empresa tem que assinar tambem, nao aceitaram procuração!!!

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 13:57

Igor,

Na agência que levo o FICUS eles não solicitam reconhecimento de firma de nenhumas das assinaturas, nem do representante, nem do sócio e nem do usuário externo.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Ingridy Machado dos Santos

Ingridy Machado dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 14:17

Boa tarde,


Realmente Igor essa situação é desconhecida, solicitar reconhecimento para as assinaturas, acredito que você deve se dirigir novamente a agência e caso o funcionário continue com esta atitude, converse com o gerente. Esse pessoal da caixa chateia qualquer individuo, eles não conseguem padronizar o atendimento e as regras. Isso é uma vergonha!!!

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 junho 2014 | 09:19

Ingridy Machado dos Santos,

É isso mesmo, você pode enviar o arquivo com o leiaute padrão, pela caixa de mensagens do Conectividade (assim como faz com a GRF e GRRF) , veja um pouco sobre isso no tópico www.contabeis.com.br

No site da Caixa também tem informações: http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/cadastro_nis_lote.asp

O primeiro passo é verificar se o Sistema de Folha de Pagamento já está gerando o arquivo, no que utilizo (Domínio), eu solicitei ao suporte técnico, eles já implantaram.

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 junho 2014 | 10:17

Igor, bom dia!

É o mesmo caminho para gerar o formulário DCN, é só acessar esse caminho: Relatórios > Outros > NIS

Vai aparecer uma tela com as informações seguintes:


- Dados do relatório
Colaborador:
Responsável:

- Tipo de Emissão:
Formulário
Arquivo:

- Informações do arquivo
Finalidade do arquivo:
Data de Emissão: 12/06/2014
Versão: 00 (sempre fica preenchido 00, mude para 01, se no mesmo dia for enviar outro cadastro mude para 02, sempre na sequencia de enviar "diário")


Com isso você vai gerar um arquivo com uma extensão assim: MIC.ISO.E0697164.E90002.D140612.V01

Para enviar o arquivo é só ir na caixa postal do Conectividade ICP, tem um manual no site da CEF
http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/doc_download.asp

só clicar em "Envio de arquivo CNS - Orientações"

Paula Lima

Paula Lima

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 15:11

Boa Tarde!

Gostaria de saber como faço para preencher o campo 06 é necessário informar oque na parte de
____ cx. postal pessoal do gestor da informação C______ e o outro logo abaixo?
E quem é que assinar e carimba esse espaço?
Realmente precisa leva essa procuração ?
Relação das doc. que tenho que levar estão corretas:
Contrato orig. + copia
RG do respon. Copia auten.
RG de quem vai acessar copia auten. ou pode ser copia + original
CNPJ?
Em caso de empresa CEI oque devo levar?

Desculpas pelas perguntas.. Obrigada!!

Ana Lucia Rodrigues Serrano

Ana Lucia Rodrigues Serrano

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 09:50

Bom dia Angelica

Bem vinda...

O campo 06 é para Uso exclusivo da CEF.

Bom sempre levei a procuração, copia e original do documento do Usuario externo e do representante da empresa (apenas a copia), CNPJ e copia e original da constituição ou alteração consolidada.

Sobre as empresas CEI ate o presente momento não estão aceitando, dei entrada em varios Maio/2013 e ate hoje nenhum entrou no FICUS a informação que passaram que por enquanto apenas as empresas CNPJ estariam tendo o retorno do FICUS.


Boa semana, espero ter ajudado

Monica Kinoshita

Monica Kinoshita

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 09:25

Bom dia Raphael Teixeira!

Gostaria de confirmar se o cadastro que mencionou pelo conectividade social NIS será realmente vinculado ao PIS, pois a minha preocupação é que aconteceu por várias vezes no cadastro de PIS pela caixa, o NIS estava com dados divergentes e eles não conseguiram vincular ao numero de PIS. Na verdade não entendo como funciona corretamente esse vinculo de NIS/PIS, se alguem puder me confirmar, eu agradeço!

Desculpe a falta de experiencia neste caso...

Monica Kinoshita de Souza
Página 4 de 11

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.