x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 314

acessos 210.063

Cadastro FICUS / PIS

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 18 novembro 2014 | 17:23

Yasmim,
cadastro de NIS pelo conectividade ICP se chama cadastro em lote

segue abaixo o link do cadastro em lote

http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/cadastro_nis_lote.asp

link do layout padrão empresa
downloads.caixa.gov.br

através do layout seu suporte de folha devera liberar um arquivo com as informações para ser gerado o NIS dentro do ICP.

Qualquer duvida estou a disposição

Priscila


Priscila R.Silva
Taís da Silva

Taís da Silva

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 09:28

Bom dia,Amigos.

Acabei de receber a mensagem de retorno de um cadastramento do Pis, sendo que quando eu abro o documento aparece vários números 0 e outros.
Gostaria de saber se isso e normal e como eu vejo o número do funcionário?

Att.

Taís da Silva
Contadora 
e-mail: [email protected]
Whatsapp: 21 98284-5617
CIEL LIMA

Ciel Lima

Ouro DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 11:01

Bom Dia, alguém pode me dizer como faço o preenchimento dos campos do FICUS/E, Campo 3- Solicitação de Acesso (Sigla do Sistema) , Campo 4- Quantidade de Equipamentos e Software e Campo 5- Observações, queria saber se nos campos 4 e o 5 é obrigatório o preenchimento?

Viável Contabilidade e Assessoria
Avenida Tarumãs,  Jardim Paraíso N: 1873
CEP: 78556-102 - Sinop - MT
WhatsApp: (66) 99241-3486
e-mail: [email protected]
e-mail: [email protected]
Redes Sociais: @cielcontador
Daniel Lima

Daniel Lima

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 15:34

Boa tarde

Vi que alguns colegas ainda estão com dificuldades referente ao cadastro FICUS/E
Então resolvi criar esse post para ajudar vocês e evitar que façam errado e tenham que voltar novamente nas agencias CEF.

1ª Preencher a ficha de cadastro FICUS/E
-Campo 1 tudo referente a empresa
-campo 2 a contabilidade, a pessoa responsável pela contabilidade, lembrando que se essa pessoa deixar de prestar servições para contabilidade, tudo que estiver vinculado no NIS/PIS dela terá que ser feito novamente com outro responsável.
-Campo 3 preencher com SIPIS apenas
-Campo 4, 5 e 6 como foi dito acima, deixar em branco
-Assinatura externo (assinar o representante externo que você preencheu no campo 2)
- Assinatura representante Legal da entidade ou Preposto ( nessa assinatura, a funcionária da CEF disse que para evitar qualquer recusa do documento, pedir para o sócio da empresa assinar, lembre-se de verificar no contrato social se esse mesmo sócio tem poderes para assinar)
2º uma Xerox do CNPJ
3º uma procuração feita pelo sócio responsável da empresa, outorgando o representante legal externo para que ele tenha poderes plenos de representar a empresa nos órgãos que no caso, CEF, reconhecer firma desta procuração.
4º uma xerox do contrato social normal e levar junto o contrato social original
5º uma xerox normal do rg representante externo
6º uma xerox autenticada do rg dos sócios (rg recente, pois a CEF não irá aceitar RG muito antigo) e também uma xerox normal do rg dos sócios
7º Não é obrigatório o representante externo cadastrado no FICUS/E ir levar essas documentações pessoalmente, qualquer outro empregado da contabilidade pode fazer isso POREM, levar o RG original do representante externo

Bom pessoal, espero ajudar quem estiver com dúvidas, e caso alguém não tenha o modelo de Procuração para outorgar um representante, podem me encaminhar um e-mail que estarei encaminhando o mesmo que usamos em nossa contabilidade.

Qualquer dúvida ou adendo, estou a disposição.

Bom trabalho a todos

CARLA NUNES

Carla Nunes

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 14:32

Olá, Saulo!
Obrigada por responder, mas acredito que não usei o termo correto qdo fiz a minha pergunta. Não seria 'desligá-la', e sim afastá-la e informar na GFIP com o código P1. O meu dilema é, o programa que uso não me dá opção de afastar empregador da mesma forma como empregado. Eu simplesmente tenho que desativá-lo e reativá-lo novamente. Então quando desativado não gera movimentação para o mesmo, e para informar o afastamento na GFIP, tenho que fazer manualmente dentro do próprio programa, e informar o valor da retirada, nesse caso as informações serão divergentes, pois irá informar um valor maior a recolher da guia da previdência social gerada no meu sistema de folha de pagto. Então, eu posso simplesmente ignorar o fato dela estar de atestado e fazer minhas movimentações normalmente, ou irá atrapalhá-la no recebimento do beneficio?

Daniel Lima

Daniel Lima

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 13:08

Para quem não sabe ainda, a CEF não está mais enviando e-mail após o envio do FICUS, a senha para acesso do cadastro é a mesma senha do cartão cidadão do usuário externo (campo 2), para evitarem erros, antes de cadastrar o usuário externo verifique se os dados do mesmo está atualizado na CEF para que seja cadastrada a senha.

att Daniel

Albano Santos

Albano Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 10:48

Bom dia,

posso preencher o formulario com os dados do CNPJ do escritorio contabil e o usuario externo com os meus dados?? ou precisa fazer um formulario desse para cada um dos nossos clientes??
se for com os dados do escritorio, poderei cadastrar pis dos funcionarios dos clientes?


desde ja agradeço..

valar morghulis
Daniel Lima

Daniel Lima

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 21:10

Albano Santos

Deve ser feito para cada empresa, o que você pode fazer eh cadastrar o mesmo usuário externo em todas, lembrando que pode apenas 50 empresas para o mesmo usuário externo

Aguinaldo

Aguinaldo

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 14:23

Boa tarde Amigos Contabilistas.

Eu entrei em contato com a caixa e vi que para cadastrar um PIS / NIS , tem que preencher o formulário FICUS/E.

Ok, mas no formulário pede o número de PIS do usuário que irá acessar o sistema, eu não tenho numero do PIS, só tenho NIT, e nem o empresário tem numero do PIS.
Como faço agora?

Será que com certificado digital dá para cadastrar o PIS? Não sei como resolver isso.

Obrigado

Gabriella Gilles

Gabriella Gilles

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 10:49

Bom Dia a Todos ...


Estou com uma Funcionária que não possui Pis e necessito da Numeração para gerar os impostos da folha,sendo que mês passado já não foi gerado por esse motivo.Já fiz todo procedimento,da Ficus,estou no aguardo do email com a senha,mais nada de chegar ainda,Já tentei acessar o acesso ao cadastro com a senha do cartão cidadão do usuário externo mais não deu certo ,Alguém pode me ajudar?

Obrigada ..

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 10:55

Natália,

pelo que verifiquei nesse tópico a caixa não envia mais e-mail de liberação.
mais caso receba não vira com a senha.

a senha você terá que criar utilizando seu numero de PIS (usuário externo) dentro do site da caixa.

qual é o erro que aparece?

Priscila R.Silva
Daniel Lima

Daniel Lima

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 11:28

Bom dia Aguinaldo,

O NIT também é valido para o usuário externo, segue abaixo o que a caixa diz na pagina de acesso para cadastro de PIS

"Preencher este campo com a informação do seu número de inscrição no PIS (Programa de Integração Social) ou no PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) ou, ainda, com o Número de Identificação do Trabalhador - NIT"

Então o senhor pode estar colocando o NIT como número do PIS do usuário externo e levando o formulário ate as agencias da CEF

Sobre solicitar o PIS por certificado, o funcionário da CEF me explicou que por conectividade social você temr q solicitar no minímo 2 ou mais PIS pela mesma empresa, resumindo, tem que ser em lote, já o formulário FICUS, vc pode solicitar 1 por empresa.

____________________

Natalia

A CEF não envia mais e-mail com a senha, você tem q entrar cadastro de PIS no site da caixa, lá ele vai pedir para acessar o PIS e a senha internet, esse PIS é o que vc cadastrou no usuário externo, e a senha se vc não n possui, é facil gerar uma se vc mesmo for o usuário externo
Agora se vc já está acessando e não aconteceu o cadastro das empresas ainda, sugiro que vc vá até a CEF aonde vc entregou o formulário e leve o comprovante com carimbo que ficou com vc na hora da entrega do formulário

Qualquer outra dúvida estamos aí pra ajudar

att Daniel

Gabriella Gilles

Gabriella Gilles

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 12:00

Obrigada Daniel e Priscila .


Vou estar tentando novamente,Havia Cadastrado com minha numeração de PIS mais a CEF informou que tenho duas numeração que pode ser esse o motivo de não estar conseguindo acessar,Fiz uma nova Ficus com outro Numero de PIS vou tentar novamente.


Obrigada !!!

Danilo Faggion

Danilo Faggion

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 14:31

Boa tarde!

Fiz meu primeiro Ficus/E aqui no escritório e deu tudo certo. Preenchi o formulário Ficus/E e também o Convênio de Entidade Externa. No dia que protocolei na CEF eu já cadastrei minha senha do cartão cidadão. Ao acessar o sistema de cadastro do NIS, cadastrei uma senha de internet e consegui acessar o sistema. Para não ficar confuso: tem que ter a senha do cartão cidadão para cadastrar a senha de internet.

Dúvida: fiz o cadastro do funcionário na empresa, ao finalizar, apareceu um popup com o número do NIS. Eu anotei, mas não imprimi. Tem algum lugar no sistema que eu possa imprimir um comprovante do cadastro?

Se alguém souber, por favor, compartilhe com o fórum.

Obrigado!

Luiz Gustavo Sousa Silva

Luiz Gustavo Sousa Silva

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 17:21

Olá pessoal, boa tarde!


É a primeira vez que faço o cadastro de PIS através do site da Caixa. Já protocolei o FICUS/E e já tenho a minha senha para acesso ao sistema (já efetuava as consultas de FGTS e PIS) no entanto, quando tento acessar o link de cadastro de PIS, surge a seguinte mensagem: usuário de internet não cadastrado no SISGR. O que devo fazer?


Página 7 de 11

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.