x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 314

acessos 210.063

Cadastro FICUS / PIS

Aguinaldo

Aguinaldo

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 19:34

Amigos Contabilistas.
Levem xerox autenticadas dos documentos de quem vai acessar o sistema, a caixa diz no site e no telefone que é cópia simples, mas pessoalmente diz que tem que ser autenticadas.

E nós que passamos vergonha com toda essa informação desencontrada.

Daniel Lima

Daniel Lima

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 21:53

Boa noite Elizabeth,

Não tem como fazer para o escritório de contabilidade 1 formulário que inclua todas, o correto é fazer um formulário para cada empresa, com tudo que eles pedem, e usar o NIT,NIS ou PIS de algum representante da contabilidade.

Até a atendente da CEF disse que é uma coisa "burra" isso, mas me explicou que eles lançam um a um no sistema, e não tem jeito, pois eles arquivam todos esse papeis para cada empresa

Lembrando que o FICUS é para empresas que não solicitam PIS de empregado em LOTE, apenas para casos esporádicos, empresas pequenas que não solicitam 2 PIS ao mesmo tempo, para esse método de LOTE, tem que ser preenchido outro tipo de formulário pois será solicitado por certificado digital

Bom, acho que era essa a sua dúvida, qualquer coisa deixa outra mensagem aí se entendi errado

att Daniel

Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 11:26

Daniel
então terei que preencher para cada empresa o FICUS e preciso levar documentos da empresa e documentos pessoais e neste mesmo papel coloca dados do contador no Ficus ou tenho que preencher para o contador um FICUS e têm algum manual como preencher este FICUS e aprocuraão pode ser apenas do contador para as empresas

Joelson Santos

Joelson Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 16:37

Boa tarde!!


Os documentos para levar lá na caixa precisam ser autenticados?
CPF/RG/REQUERIMENTO DE EMPRESÁRIO E A ASSINATURA NA FICUS?


JOELSON SANTOS
Analista de Depto. Pessoal
 
A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez. (Friedrich Nietzsche)
             
Thalita Cardoso

Thalita Cardoso

Prata DIVISÃO 5
há 9 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 11:04

Gente, enviei o relatório FICUS para a CAIXA, o office-boy daqui que levou e trouxe um endereço de site em que o cara disse que era só entrar e cadastrar a senha, só que eu perdi o papel com o endereço. Vocês poderiam me informar qual é? Ou é um endereço diferente para cada empresa?
Estou há mais de 2 meses nessa.

Grata desde já!

Há mais felicidade em dar do que receber!
Thalita Cardoso

Thalita Cardoso

Prata DIVISÃO 5
há 9 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 11:13

Cristiano,

mas qual é o login? Pois tentei colocar o e-mail que cadastrei a FICUS e não deu nada.
Diz que esse LOGIN não existe.

Há mais felicidade em dar do que receber!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 11:18

Thalita Gouvêa,

Após constantes testes, finalmente foi criado, o sistema de cadastro do PIS via Web, ou seja, o cadastro e consulta do PIS dos empregados, será feito diretamente pela empresa.

O cadastramento por meio da internet proporciona conveniência e modernidade e é impositivo, ou seja, deverá ser feito por todas as empresas que tenham funcionários ou pretendam contratar funcionários com 1º emprego.

O nº de PIS (NIS) é a identificação do trabalhador perante a PREVIDÊNCIA, CAGED, C. E. FEDERAL, RAIS, etc, portanto a falta de cadastro do empregado acaba gerando um passivo para a empresa impossibilitando o pagamento do FGTS, e envio das obrigações mensais e anuais.

O acesso ao Cadastro NIS não exige Certificado Digital. Basta usar e-mail e senha. A autorização deste e-mail de acesso é feita por meio do preenchimento e assinatura de formulário específico, chamado FICUS/E, que deverá ser entregue na agência de relacionamento da empresa. Esse formulário deverá ser preenchido com os dados da empresa e da pessoa que irá acessar o sistema.

Para cadastro, o sócio ou representante legal da empresa, deverá comparecer a qualquer agência da C.E.FEDERAL, munidos dos seguintes documentos:

ITEM 1: Formulário FICUS/E devidamente preenchido pela empresa.

Link para download do formulário http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/doc_download.asp

Edna Morais

Edna Morais

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 20 fevereiro 2015 | 11:48

Bom dia Pessoal

Fiz o todo o procedimento levei a documentação para a caixa, lá eles me entregaram um contrato o qual tive que levar para empresa assinar e devolver para caixa e só depois de ligar várias vezes pra lá e ir até a caixa é que finalmente recebi o e-mail conforme abaixo:
Detalhe, fiz isso duas vezes pois eles haviam perdido a documentação que entreguei na primeira vez.

SISTEMA/APLICATIVO/OPÇÃO DE ACESSO: CADASTRO NIS

Página para acesso de usuários externos ao Cadastro NIS: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01 O usuário acessa o sistema utilizando o número de NIS e senha. O próprio usuário deverá acessar o endereço, que se encontra atualizado no site da CAIXA com todas as orientações necessárias, e realizar o cadastramento de Senha da Internet por meio da Senha Cidadão ou Identificação Positiva (informação de dados pessoais para batimento com dados do Cadastro NIS).

Após isso consegui entrar e cadastrar, só não consigo consultar os cadastros feitos.

Espero ter ajudado.

Um abraço

Daniel Lima

Daniel Lima

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 12:34

Boa tarde,

Luiz Gustavo Sousa Silva, eles não enviam mais senha por e-mail, você tem que ir na parte de " cadastro pis " no site da CEF, e lá, entrar com o PIS que foi preenchido como "usuário externo" e a senha, caso não tenha a senha do PIS, você pode fazer uma no site da CEF mesmo.

a CEF não envia mais senhas por e-mail pessoal


_______________

EDNA

Exatamente isso, o local aonde consulta o PIS cadastrados nas empresas, ainda não está "pronto", toda vez que tentei a pagina não respondeu, vamos ficar no aguardo dessa consulta pois seria muito bom retirar um comprovante de cadastro do PIS e anexar junto a ficha dos emrpegados.


att Daniel

Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 15:46

preenchi o ficus para todas as empresas que precisa e no EXTERNOeu coloquei no meu nome e agora para levar na caixa preciso de qual mais documentos é que fui na caixa o cara atendente não soube me dizer como fazer e nem o que precisava levar na caixa e fiquei sem saber o que fazer e já liguei na caixa e me passaram para pegar orientação na caixa e estou perdida.

Daniel Lima

Daniel Lima

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 10:36

Bom dia Elizabeth

1ª Preencher a ficha de cadastro FICUS/E
-Campo 1 tudo referente a empresa
-campo 2 a contabilidade, a pessoa responsável pela contabilidade, lembrando que se essa pessoa deixar de prestar servições para contabilidade, tudo que estiver vinculado no NIS/PIS dela terá que ser feito novamente com outro responsável.
-Campo 3 preencher com SIPIS apenas
-Campo 4, 5 e 6 como foi dito acima, deixar em branco
-Assinatura externo (assinar o representante externo que você preencheu no campo 2)
- Assinatura representante Legal da entidade ou Preposto ( nessa assinatura, a funcionária da CEF disse que para evitar qualquer recusa do documento, pedir para o sócio da empresa assinar, lembre-se de verificar no contrato social se esse mesmo sócio tem poderes para assinar)
2º uma Xerox do CNPJ
3º uma procuração feita pelo sócio responsável da empresa, outorgando o representante legal externo para que ele tenha poderes plenos de representar a empresa nos órgãos que no caso, CEF, reconhecer firma desta procuração.
4º uma xerox do contrato social normal e levar junto o contrato social original
5º uma xerox normal do rg representante externo
6º uma xerox autenticada do rg dos sócios (rg recente, pois a CEF não irá aceitar RG muito antigo) e também uma xerox normal do rg dos sócios

7º Não é obrigatório o representante externo cadastrado no FICUS/E ir levar essas documentações pessoalmente, qualquer outro empregado da contabilidade pode fazer isso POREM, levar o RG original do representante externo


att Daniel

Bianca Iannantuoni

Bianca Iannantuoni

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 14:42

Pessoal, boa tarde !

Tem o formulário da CEF chamado Convênio para Acesso de Entidades Externas aos Sistemas da CAIXA.

Alguém sabe se é obrigatório o preenchimento do campo testemunhas?

Obrigada desde já !

CIEL LIMA

Ciel Lima

Ouro DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 09:10

Bom Dia Pessoal!
Foi protocolado na caixa a FICUS-E de uma empresa com o CNPJ da Matriz e essa empresa tem uma Filial, para solicitar o NIS dos funcionários registrados na Filial deverá ser protocolado também uma FICUS-E com o CNPJ da Filial?

Viável Contabilidade e Assessoria
Avenida Tarumãs,  Jardim Paraíso N: 1873
CEP: 78556-102 - Sinop - MT
WhatsApp: (66) 99241-3486
e-mail: [email protected]
e-mail: [email protected]
Redes Sociais: @cielcontador
Vinicius jalles

Vinicius Jalles

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 08:48

Bom dia!

Eu gostaria de um modelo de procuração para levar a CEF.
pq eu nao sei especificar os poderes.

e tenta uma duvida quanto a Entidade Externa, no caso eu preencho com informações da empresa q vai admitir
o funcionário? e o usuário externo preencher com minhas informações (funcionário do escritório)?

ps: não consigo acessar esse link
"PIS – Documentos para download

http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/doc_download.asp "

no aguardo..
obg

Daniel Lima

Daniel Lima

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 11:42

Bom dia
Vinicius Jalles

Eu gostaria de um modelo de procuração para levar a CEF.
pq eu nao sei especificar os poderes.


deixa o e-mail para contato que eu envio um modelo

e tenta uma duvida quanto a Entidade Externa, no caso eu preencho com informações da empresa q vai admitir
o funcionário?


Exatamente, sempre a empresa na qual o emprego vai ser admitido



e o usuário externo preencher com minhas informações (funcionário do escritório)?


Sim, lembrando que segundo a funcionaria da CEF, limita - se a 50 empresas por usuário externo

Rafaele Cristiane Theodoro

Rafaele Cristiane Theodoro

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 14:05

Boa tarde.

Estou um pouco enrrolada com o cadastro do FICUS;

Na verdade já preenchi o documento " FICUS - Ficha de Cadastramento de Usuario Externo", levamos até a Caixa mas nem aceitaram a documentação porque estava faltando os seguintes documentos " Convenio para Acesso de Entidades Externas aos Sistemas da CAIXA e contrato Politica para acesso aos recursos computacionais da CAIXA por entidades".

Mas não sei como preencher esses documentos, alguém que já tenha passado por isto, poderia me ajudar?


Obrigada

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 10:05

Amigos, bom dia!

Recebi da Caixa um "informativo" de como proceder para cadastrar o PIS on line. Porém, ao ler as informações aqui no fórum percebi que as informações nesse informativo não constam documentos aqui mencionados, do tipo "Convenio para Acesso de Entidades Externas aos Sistemas da CAIXA".

Afinal, qual o primeiro passo para cadastrar o PIS dos empregados? Faz a FICUS, leva na CEF e depois eles geram uma senha? Realmente precisa levar esses outros formulários (Convenio para Acesso de Entidades Externas aos Sistemas da CAIXA, etc)? Já procurei no site e não encontrei tal documento para preenchimento. Alguém poderia informar o passo-a-passo e, se possível, disponibilizar os formulários.

Daniel

Você poderia disponibilizar o modelo de procuração aqui no fórum (como anexo). Assim, todos teriam acesso sem precisar informar o e-mail.

Grata pela atenção de todos.

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Elenir

Elenir

Iniciante DIVISÃO 2
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 12:52

Olá pessoal,

Trabalho em escritório de contabilidade e precisarei fazer o cadastro na caixa para conseguir fazer esse serviço online de cadastramento de pis de funcionários.

A dúvida é:
No campo 1, coloco o nome da empresa que prestamos serviços ou do escritório de contabilidade?

Aguardo.

Página 8 de 11

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.