x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 17

acessos 6.217

Folha de Ponto Manual

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 17:12

Boa tarde Maria Cristiana

O livro de ponto é importante que o funcionário anote realmente o horário que chegou na empresa.

Att,,

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
ESTHER SANTOS SILVA

Esther Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Financeiro
há 11 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 15:16

Ola ,

trabalho em uma transportadora e nao tem nenhum controle de salario e folha de ponto dos motoristas(caminhoneiro)gostaria de saber como é feito a folha de ponto e o pagamento dos salarios, o que devo fazer para estar de acordo com o ministerio do trabalho.

Obrigada,

Marco Barbosa

Marco Barbosa

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 15:42

Com relação ao controle da jornada de trabalho, é preciso saber se os motoristas podem ser enquadrados como empregados viajantes (Art. 62 CLT) . Se for esse o caso, não há necessidade de anotação em folha de ponto por não haver horário definido para a execução do trabalho. Em todo caso, verifique se na Convenção Coletiva da categoria há alguma exigência a respeito ou procure diretamente o Sindicato. Com relação ao pagamento dos salários peço que especifique qual é a sua dificuldade.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 23:23

Esther, vc pode instituir a Folha de Apontamento Externa, onde eles semanalmente (ou quando no retorno da viagem se o caso) entregarão ao DP para que processem o ponto e a arquivem, devendo o DP fornecer recibo de que as recebeu legíveis do emrpegado.

Isso é importante pois o ônus da prova é invertido na justiça do trabalho,se amanhã algum deles reclamar hora-extra será o empregador quem terá de provar o erro das alegações.

ESTHER SANTOS SILVA

Esther Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Financeiro
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 11:28

Bom Dia a todos,

Desde já muito obrigado pelas respostas, pela convenção do Sindicato Trabalhadores Rod Betim e igarape nao entendo como devo proceder em relação a folha de ponto, pois fiz uma folha de ponto externa para cada um e pedi que assinasse as entradas e saidas das viagens que fazem, agora nao sei se tem que colocar tambem quando se esta parado. como devo fazer?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 12:07

Se durante a jornada contratada o funcionário fica parado no veículo, em virtude de algum engarrafamento, ou em virtude da execução do serviço no cliente, ele está TRABALHANDO, está à disposição do empregador.

Eles tem de anotar apenas o inicio da jornada, o intervalo (saida/retorno) para refeições, e fim da jornada diaria de trabalho.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 23:10

Sigo a sugestão do amigo Flavio, pois é do interesse e da capacidade do empregador controlar a jornada do empregado, mesmo que precise usar o GPS. O que não pode é partir do principio de que este está mentindo fraudando o controle de ponto externo.

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 09:36

Exatamente como a Kennya disse, em hipotese alguma deve-se mencionar que o funcionarios esteja sequer fraudando seu cartão de ponto, isso geraria um processo por calunia.
Tenho um amigo que tem uma empresa de transporte e tem um rapaz responsavel por controlar os horarios dos motoristas e o mesmo faz a anotação num caderno dos horarios, ele controla via GPS ou RADIO em uma conversa formal com o motorista, verificando sua atual situação (posição referente ao produto) se já parou, se marcou a saida do cartão, e como o nextel é de posse da empresa a qualquer momento ela pode solicitar a gravação destas conversas como prova fisica do proprio motorista falando de seus horarios, uma coisa interessante que eu não sabia é que se o motorista no caso entrar com um processo trabalhista e a empresa conseguir provar que ele não fez horas a mais do que o habitual ou as que foram pagas ao mesmo via contra-cheque a empresa pode processar o funcionario por calunia/difamação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.