x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.804

Desconto INSS e IR em 2 vínculos: efetivo e CLT

Luis Costa

Luis Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Enfermeiro(a)
há 11 anos Sábado | 13 abril 2013 | 13:14

Saudações Amigos,

Tenho uma dúvida sobre desconto de INSS e Imposto de Renda. Tenho 2 vínculos onde um é EFETIVO e outro é CELETISTA mas desconto nos 2 e queria saber se o desconto do INSS é somente em um dos vínculos e se o valor está correto.

# Vínculo Efetivo Estadual
Total Bruto: 5.208,13
Imposto de Renda: 503,37
Rio Previdência: 219,86

# Vínculo Celetista Estadual
Total Bruto: 2.470,44
Imposto de Renda: 17,68
INSS: 271,74

PS: vamos entender com valores aproximados e não exatos caso a conta de vocês não chegue a este valores mas os valores acima são exatos no contra-cheque.

Luis Costa.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Sábado | 13 abril 2013 | 17:10

Boa tarde.
Primeiro voce precisa verificar a Contribuição do vinculo efetivo Estadual, que entendo que segue o IPESP - Instituto de Previdencia do Estado.

No caso do vinculo pela CLT segue o Regime de Previdencia Social -NESTE CASO quando voce tem mais de um vinculo (INSS) os multiplos vinculos são informados e a retenção e feita ate o limite somando os dois vinculos que hoje e de 4.159,00 (INSS) ou seja o valor que ultrapassar isto não terá a retenção, mas apenas para o Regime de Previdencia Social.
Caso voce contribua com o IPESP verificar a possibilidade de averbação das contribuiçoes do INSS junto ao IPESP para fins de beneficio, ou então entendo que tera direito ao beneficio nos dois regimes para o qual contribuiu.

Em relação ao Imposto de Renda, não há limites para retenção, por isso deve ser efetuada a Declaração Anual de Ajuste, onde o excesso retido no ano é restituido no ano seguinte. Apenas observe que no Imposto de Renda cada fonte pagadora efetua o enquadramento na tabela com base no valor do rendimento pago por ela, o que pode ser até inferior se somar o Total do Rendimento no ano e o reenquadramento na tabela anual. Neste caso haverá imposto a pagar na Declaração Anual.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.