x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.011

Controle do DP na Própria Empresa

Uillemberg Pereira Santos

Uillemberg Pereira Santos

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 13:13

Olá, trabalho a 5 anos como Administrador em uma empresa, agora depois de muita dor de cabeça a empresa resolveu trazer o Departamento Pessoal para ser administrado na empresa ao invés de ser feito com o contador, minha dúvida é, o Departamento Pessoal pode ser feita na empresa sem a necessidade do contador? Podemos controlar a Admissão e Demissão dos funcionários bem como Folha Ponto tudo na empresa sem que se haja necessário assinatura do contador em algum documento?
Por favor me ajudem e se possível indiquem onde posso fazer um bom curso de Departamento Pessoal Online, quero aprender tudo sobre!

Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 13:38

Uillemberg, boa tarde!

Para o departamento pessoal não é necessário assinatura de contador, porém é uma área complexa que exige bastante conhecimento e atualização frequente...

Não é possível aprender tudo em um curso online, talvez em um curso presencial você possa adquirir conhecimento, mas mesmo assim, é um caminho longo a ser trilhado; em geral, cursos aprensentam a teoria da área, mas para a execução é bem mais dificil.

Quantos funcionários tem a empresa?

Dependendo do porte da empresa, seria melhor contratar alguém com experiência para que você vá aprendendo e se aprimorando.

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 13:56

O DP não é uma atribuição única do contador. Contabilizar isso sim, compete ao profissional. Será preciso ótima integração entre o DP da empresa e sua contabilidade. Não há a principio impedimentos legais. Inclusive acredito ser dos administradores essa responsabilidade, muito mais do que dos contadores. Mas no cenário mercadológico atual, o contador precisa oferecer esse serviço, até como diferencial competitivo.

Uillemberg Pereira Santos

Uillemberg Pereira Santos

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 14:00

Certo, bem Vanessa Leite, a empresa hoje conta com 20 funcionários no total Matriz + Filial, o problema é que tenho que aprender pois o contador me compra muita coisa e eu fico voando e sei que muitas destas cobranças são abusivas e mentirosas, por isso queria controlar o DP na empresa, quero aprender na prática e tenho medo a cerca da exigência de conhecimento, ma vi que não é bicho de sete cabeças portanto queria aprender a eu mesmo fazer Admissão, Demissão, Calculo trabalhista GPS Folha e o que não fosse da minha competência encaminhar ao contador, seria possível isso?

Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 15:36

Uillemberg,

É possível sim você fazer o DP, eu não sou contadora, sou psicóloga e fui aprendendo sobre a área no dia a dia; hoje em dia sei bastante, mas estou há 7 anos nessa caminhada...

Como curso de DP, indico o Senac, sei que tem na Bahia, mas não sei se tem próximo a você.

Com 20 funcionários você não terá tanta dificuldade, pois são poucos para administrar; precisará comprar ou alugar um software para a folha de pagamento, além disso eles oferecem suporte em atividades.

Mas adianto que terá que se dedicar bastante, ler muito e se atualizar constantemente, poderá buscar auxílio na CLT, internet e aqui no fórum tem muitos tópicos interessantes, basta ter paciência e procurar com atenção.


Boa sorte,

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 15:48

Sugiro que vc contrate um profissional experimentado se terá de emitir a GFIP e etc, pois não se admite que uma pessoa alegue desconhecimento ao assumir a responsabilidade nas informações lá declaradas (ele terá de se identificar) e a empresa arcará com qualquer prejuizo advindo desses erros.

Se esta parte ficará com o COntador (toda empresa precisa de um!!), então, sim, fica mais fácil. Basta implantar o controle de frequência e supervisioná-lo, um bom programa de folha de pagamento ajuda bastante tmb, não esquecendo os aspectos quanto a medicina e segurança do trabalho.

Ainda assim poder contar com alguém já experimentado será muito importante.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.