x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 570

empresa com pedido de falencia aberto por forneced

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 14:21

Bom dia,

Um cliente entrou em contato com uma duvida, e também fiquei com duvida, o caso é o seguinte:

Ele no ano de 2012 adquiriu uma divida com um fornecedor, o valor de R$ 10.715,00 em dividas com este fornecedor.

devido a dificuldades financeiras, má administração, e separação de sócios da empresa, não quitou este valor. Agora em maio, a empresa ( fornecedor), junto a seu advogado, entrou com pedido de falência contra este empresário ( meu cliente). Ligaram dizendo que estão entrando com uma ação, para bloquear os bens do sócio, da empresa e as contas do sócio da esposa e a conta da empresa.

Este empresário, no final do ano passado, ao separar-se de um segundo sócio, colocou a esposa como sócia dele na empresa, que é uma micro empresa optante pelo simples nacional, cujo o faturamento atual é em torno de 5.200,00( cinco mil e duzentos reais mênsais).

A duvida dele e minha são:

- ele quer tirar a esposa dele da sociedade devido a este processo
- na saída da esposa da sociedade, ele quer que abra outra empresa no nome dela, apenas para ele poder gerar as poucas notas fiscais e receber este valor mensal, que ele paga um empréstimo no valor de R$ 590,00 da empresa já aberta, paga um único fornecedor, internet, telefone, imposto DAS, e o restante é para sua subsistência.
- o que pode acontecer na saída da esposa da sociedade, quando for aberta a nova empresa, já que corre o processo, pode-se bloquear as contas dessa nova empresa??
- o que pode acontecer com o sócio remanescente nessa possível saída da esposa??

Atenciosamente.

Mônica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.