x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.491

Henrique Santos

Henrique Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 18:58

Prezados(as)

Empresa Lucro Presumido com contrato social e suas alterações registrada na Junta Comercial de SP, registrou Livro Diario no Cartorio Civil da Cidade (Campinas). Fico dispensado de registra-lo na Junta Comercial?Tem o mesmo valor legal? Se não, como proceder uma vez que o referido Livro já se encontra registrado no Cartorio?

Henrique Santos
Contador
Duos Contabilidade
[email protected]
Sumaré - SP
PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 08:34

Eduardo aqui em nosso escritório registramos todos os diários de simples nacional e lucro presumido no cartório, por ser uma cidade do interior, registrar na Junta acabaria acarretando despesas maiores para o escritório/clientes.
o Embasamento Legal é o Decreto-Lei nº 486 de 03/03/1969, regulamentado pelo decreto federal nº 64.567 de 22/05/1969.

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
Henrique Santos

Henrique Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 09:05

Obrigado Patricia


Depois de registado no cartorio, vim saber que por contrato meu cliente tem que apresentar tal livro registrado na Junta. Minha duvida agora é: uma vez registrado no cartorio, a junta aceitaria registrar o mesmo livro?

Henrique Santos
Contador
Duos Contabilidade
[email protected]
Sumaré - SP
Henrique Santos

Henrique Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 maio 2013 | 17:32

Patricia, na verdade meu cliente tem contato com outra empresa que diz que ele deve apresentar Livro Diario registrado na junta comercial ou orgão competente. O que eu fiz? liguei tanto na Regional da Junta Comercial aqui de Campinas SP bem como no Cartorio onde tal livro foi registrado.

A explicação que me deram na Regional é que a Junta Comercial aceita o registro do Cartorio. A explicação do Cartorio é de que eles são uma especie de "filial" da Junta. Tanto é que se eu for levar o Livro registrado na Junta pra ser registrado lá, não vão aceitar pois já consta no sistema que o cartorio informou.

O que faz todo sentido. Imagina uma empresa de ...Adamantina SP por exemplo ter que levar seu livro Diario na capital pra efetuar o registro. Por isso acredito que tenha cartorios habilitados nas cidades do interior onde pode ser registrado tais livros.

Mesmo assim muito obrigado pela ajuda.

Henrique Santos
Contador
Duos Contabilidade
[email protected]
Sumaré - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.