x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 2.572

Transformação de Cooperativa para Ltda. É possível

PAULO ANTONIO

Paulo Antonio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 13:57

Transformação de Cooperativa para Ltda. É possível?

Senhores e Senhoras

E meio longo meu questionamento mas é um bom tema.

Fui procurado por um cliente com a seguinte indagação: gostaria de transformar uma cooperativa em uma sociedade empresarial Ltda.

No momento não soube responder, ao fazer contato com a Junta Comercial aqui do meu estado eles responderão categoricamente que não, mas em pesquisa na internet encontrei informações sobre a possibilidade de tal transformação. Vejamos

1 – Cooperativa não precisa promover prévia liquidação para se transformar em sociedade: link aqui: Cooperativa

Processo n. 0053903-60.2002.4.01.3800. Tribunal Regional Federal – 1.ª Região

2 – Em outro processo o Juiz Federal Rodrigo Navarro de Oliveira comunga da mesma tese: TRANSFORMAÇÃO DE COOPERATIVA EM SOCIEDADE LIMITADA. ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL NO CNPJ. INDEFERIMENTO PELA DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL. EXIGÊNCIA ILEGAL DE LIQUIDAÇÃO DA COOPERATIVA. SEGURANÇA CONCEDIDA.
Link: Transformação de cooperativa.....

Diante do exposto solicito opiniões de todos sobre o assunto e pergunto se alguém já fez tal procedimento, como foi feito e qual o resultado final.

Rio Branco - Acre - Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.