x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 3.366

Problemas no Cadastro Web da JUCESP

Jonas Barbosa Paschoim

Jonas Barbosa Paschoim

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 15:51

Boa tarde, nobres colegas!

Bom, já sou usuário do Fórum Contábeis há algum tempo e o conteúdo que é disponibilizado aqui é excelente! Parabéns a todos os colaboradores. Como sou recém-formado, ainda não me considero apto a ajudar em muitas questões, mas me disporei de agora em diante a "tentar" colaborar.

Eu mal comecei a trabalhar e já me vejo com problemas! Eu vou começar a trabalhar em uma empresa de prestação de serviços optante pelo Simples Nacional, e vou precisar abrir mais duas empresas na modalidade EIRELI. Eu tenho boas noções na área trabalhista e fiscal, tendo em vista que já atuei em escritórios de contabilidade. Mas sou uma negação quando se trata de legalização de empresas. Pesquisei aqui no Fórum e achei um bom conteúdo.

Mas eu estou com um problema para acessar o Cadastro Web da JUCESP. Eu não tenho a certificação digital, tendo então que fazer o login de usuário e senha. Mas acontece que eu não consigo realizar nenhuma operação. Mesmo trocando os navegadores (utilizo o Internet Explorer 10.0 e o Firefox 21.0), não consigo abrir uma empresa.

Pelo Internet Explorer eu nem consigo acessar. Já pelo Firefox eu até faço o login, mas quando tento realizar uma outra operação, abre uma janela com a seguinte mensagem: "Acesso Negado".

Alguém teve problema parecido e que possa esclarecer?

Eu já tentei ligar no escritório regional aqui da minha jurisdição (Franca-SP) e no escritório de São Paulo, mas os telefones estão sempre ocupados.

Se alguém puder me ajudar, eu ficaria muito agradecido.

E peço desculpas também pelo post enorme.

Obrigado.

Jonas Barbosa Paschoim

Jonas Barbosa Paschoim

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 16:10

Bom...

Pesquisando com um pouco mais de calma, eu encontrei esta notícia no próprio site da JUCESP:

Cadastro Web aceitará somente acesso via certificado digital
Medida entra em prática a partir do dia 10 de dezembro; usuários terão até dia 9 para finalizar processos preenchidos via e-mail e senha

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, começará a exigir, a partir do próximo dia 10 de dezembro (segunda-feira), o uso de certificado digital para o registro de empresas de qualquer tipo jurídico no sistema eletrônico de cadastramento e geração de requerimentos – Cadastro Web . A medida faz parte do projeto de modernização da Junta Comercial, que pretende promover a virtualização do atendimento ao usuário e implantar um processo único de abertura e encerramento de empresas pela internet, além de aumentar a segurança do registro empresarial.

O Cadastro Web passou a contar desde o último mês de março com a opção de acesso via certificado digital, garantindo autenticidade e validade jurídica às informações prestadas. Após dois meses, período necessário para a fase de testes e adaptação do usuário, iniciou-se a obrigatoriedade para as sociedades anônimas. Mais dois meses depois, em julho, iniciou-se a exigência para as sociedades limitadas.

Com plena segurança nos aplicativos e na ambientação do sistema, a partir de agora, o certificado também será exigido para os modelos de Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) , cooperativas, e todos os demais, tornando-se exclusivo para a solicitação de qualquer ato de registro. Nesta primeira fase, o certificado digital utilizado no Cadastro Web não precisa ser necessariamente do titular ou sócio da empresa interessada no registro. O acesso ao sistema pode ser feito com a certificação de um profissional de contabilidade, advogado, procurador, auxiliar ou preposto.

Os usuários terão prazo até dia 9 de dezembro para finalizar seus processos preenchidos via e-mail e senha, pois a partir do dia 10 só serão aceitos acessos via certificação digital, impossibilitando a recuperação de informações salvas anteriormente.

Para responder dúvidas, a Jucesp disponibiliza equipe técnica para atender ao usuário on-line, através do link Fale Conosco , disponível https://www.jucesp.sp.gov.br . Entre março e novembro de 2012, foram gerados mais de 1,5 milhão de processos no Cadastro Web via certificado digital.

03/12/2012

Então, eu acho que a minha dúvida já foi esclarecida. Vou ter que adquirir um certificado digital.

Jonas Barbosa Paschoim

Jonas Barbosa Paschoim

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 16:51

Bom, agora me ocorreu uma outra dúvida...

Se a JUCESP só aceita a certificação digital para o acesso ao Cadastro Web, como proceder no caso de abertura de uma nova empresa? Tendo em vista que ela ainda não existe, a certificação digital não poderá ser expedida, como por exemplo, o e-CNPJ... No caso, a certificação deverá ser a de um contador ou um sócio deverá adquirir um e-cpf? E as possíveis alterações posteriores? Fica a encargo de quem?

Desde já, agradeço.

Leandro de Jesus Ribeiro

Leandro de Jesus Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 16:56

Jonas, o certificado é necessário para ter acesso ao cadastro WEB, pode ser tanto o do Escritório Contábil, do Contador ou mesmo de um dos Sócios ( Caso tenha).

Para as alterações futuras, não é necessário utilizar o mesmo certificado da abertura, uma vez que o mesmo não fica atrelado

Espero ter ajudado.

Jonas Barbosa Paschoim

Jonas Barbosa Paschoim

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 17:00

Leandro, boa tarde!

Gostaria de te agradecer pela resposta.

Ajudou bastante.

Eu estou voltando a trabalhar agora, e ficar atualizado com a legislação e os novos procedimentos não é fácil.

Muito obrigado.

Fazer o que né? Se não tiver o certificado, vamos ter que adquiri-lo.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.