x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 28

acessos 2.235

W. Silva

W. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 17:19

abri uma empresa (empresario individual), cnae 7311-4/00 principal secundario 5911-1/02 - para fazer a apuração dela preciso pedir para enquadra-la no simples pelo site, ou tenho que ir na receita federal? fazer esse pedido pessoalmente, lembrando que ela só tem 17 dias de aberta. e desejo apurar o imposto dela pelo simples. existe uma nota faturada no ultimo dia do mês.

Ricardo Felippe

Ricardo Felippe

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 17:25

Ai você acompanha até liberar e quando liberar você coloca o CNPJ o CPF do sócio e IR dos últimos 2 anos ou Titulo se não declarar o IR e gera um código de acesso.

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 17:26

Boa tarde W. Silva,



A CNAE 7311-4/00, é impedida de optar pelo Simples Nacional.


Simples Nacional (Supersimples) - CNAES e Anexos

Esta ferramenta exclusiva do Portal Contábeis.com.br ajuda a verificar se o CNAE permite opção pelo Simples Nacional e em qual anexo enquadrar a atividade.

7311-4/00 - Agências de publicidade
Lista de Atividades do CNAE


Atividade Impeditiva O CNAE 7311-4/00 está incluso no ANEXO VI - § 1º Art 8º da Resolução CGSN nº 94 de 2011 - Códigos previstos no CNAE impeditivos ao Simples Nacional.
Atenção: Este aplicativo foi elaborado para ajudar na segregação das receitas pelo CNAE, não pode ser tomado como regra a ser aplicada, cabendo ainda avaliação das particularidades de cada atividade.

Fonte: LC 123/2006 com alterações das LC 127/2007, LC 128/2008, e LC 139/2011. Resolução CGSN nº 51/2008, Resolução CGSN nº 94/2011 e CONCLA/IBGE Tabela de CNAES


Fonte : Ferramentas - Simples Nacional


Assim sendo, não conseguira efetuar a opção ao Simples Nacional.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 17:26

W. Silva, você deverá cadastrar um código de acesso pelo site da receita federal, se o empresário (PF) é declarante do imposto de renda, você precisará dos dois últimos números de recibo de entrega, se não for, precisará de alguns dados pessoais, como título de eleitor.

Skype termy.ferreira
W. Silva

W. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 08:51

agradeço a todo... efetuei o cadastro pelo site do simples, fiz a opção de enquadramento, e dia 26/06/13 vou consultar a formalização... porém.. como o Mario Gilberto acima citou, o CNAE 7311-4/00 é impedida de optar pelo simples, agora se no dia 26/06 o parecer sobre enquadramento não der favoravel, vou passar a fazer a apuração tributaria dela pelo lucro presumido? será que ela se enquadra no SIMEI já que é empresario individual... porém, ele quer participar de licitações, a algo impeditivo?

Cleonir da Silva

Cleonir da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 12:22


Bom dia amigos!

Estou com uma dúvida a respeito de enquadramento da empresa:

Uma empresa pode ser enquadrada na Receita Federal como Micro empresa "ME" e não ser enquadrada na Junta comercial da mesma forma?

Tenho uma empresa nessa situação, ou seja, consta na Receita como "ME" e na Junta Comercial não, isso não seria uma irregularidade a ser corrigida?

se alguém puder me ajudar eu agradeço

obrigado



Cleonir
Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 12:29

Cleonir da Silva

Qdo vc faz o enquadramento vc já faz na junta, daí se enquadra na receita, estado, prefeitura.

Ricardo Felippe

Ricardo Felippe

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 12:42

Isso mesmo Marcelo, não existe a possibilidade de escolher, o modo de enquadramento em cada lugar.

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
Cleonir da Silva

Cleonir da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 13:48


Amigos, formulei mal a pergunta,

na verdade já consta na Receita Federal a informação que é "ME", acredito que isso se deva em virtude do volume de faturamento da empresa ser inferior a R$ 360.000,00,

a dúvida é se não estaria irregular na Junta Comercial, onde não está enquadrada como "ME", e também se pode uma empresa ficar assim, ou seja em um lugar de uma forma e em outro de outra forma?

Cleonir
Ricardo Felippe

Ricardo Felippe

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 14:03

OK, no caso quando se registra na Receita a mesma informação é enviada para a Junta.

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 14:15

Cleonir da Silva
Tire essa informação na própria Junta, no meu entender se só consta na Receita, tem que faz na junta.

Cleonir da Silva

Cleonir da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 14:38


Marcelo,

acabei de ligar na Junta Comercial aqui do RS e me disseram que isso pode ocorrer sem problemas, ou seja, pode estar enquadrada na Receita Federal como ME pelo fato de ter faturamento menor que R$ 360.000,00, sendo que a própria Receita Federal enquadra a empresa e que na Junta Comercial não é ME porque não enviamos o formulário de enquadramento devidamente assinado pelo(s) sócio(s).
E que isso é normal.

Cleonir
W. Silva

W. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 14:52

vou fazer o seguinte vou mudar o CNAE principal de 73.11-4-00 para 59.11.1-02 e o secundario para 59.111-99, ou seja, como a empresa tem 18 dias de aberta, meu pensamento é, que alterando o CANAE para os mencionados, poderei entrar com o pedido de enquadramento no simples (obs, para empresas abertas até 180 dias, pode-se pedir enquadramento no simples dentro deste perioldo durante o ano) - quais os passos para a mudança de cnae?

W. Silva

W. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 15:00

Marcelo b. a descrição desta empresa é EMPRESARIO INDIVIDUAL, vou ter que alterar o requerimento empresario, a DBE, e o cadastro no municipio... quase que como abrir uma nova...

Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 16:18

Cleonir, Boa tarde,

Tente encontrar o Enquadramento e o apresente na Junta Comercial de seu Município, pode ser erro da própria Junta Comercial ou equívoco da Receita Federal.

Att.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Cleonir da Silva

Cleonir da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 13:58


Boa tarde Wesley,

tentamos localizar o termo de enquadramento e não localizamos.

Na junta comercial o atendente me falou que uma empresa não enquadrada como ME na Junta Comercial pode ser enquadrada na Receita Federal como ME ou EPP automaticamente de acordo com o volume de faturamentos e que atualmente uma coisa não depende da outra, podendo estar enquadrada na Receita de uma forma e na Junta de outra.

Mas por via de dúvidas vou enviar agora na próxima alteração de registro da empresa um termo de enquadramento para deixar igual nos dois órgãos.

valeu!

Cleonir
PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 17:30

Oi Ariadne

Precisa ser mais objetiva em relação a atividade da empresa. Será uma incorporadora, atuará na compra e venda de imóveis, locação??

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 10:28

Ariadne Karisna Ribeirinho Peixoto
4110-7/00 - Incorporação de empreendimentos imobiliários
Lista de Atividades do CNAE

Atividade Impeditiva O CNAE 4110-7/00 está incluso no ANEXO VI - § 1º Art 8º da Resolução CGSN nº 94 de 2011 - Códigos previstos no CNAE impeditivos ao Simples Nacional.

Atenção: Este aplicativo foi elaborado para ajudar na segregação das receitas pelo CNAE, não pode ser tomado como regra a ser aplicada, cabendo ainda avaliação das particularidades de cada atividade.

Fonte: LC 123/2006 com alterações das LC 127/2007, LC 128/2008, e LC 139/2011. Resolução CGSN nº 51/2008, Resolução CGSN nº 94/2011 e CONCLA/IBGE Tabela de CNAES

6821-8/01 - Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
Lista de Atividades do CNAE

Atividade Impeditiva O CNAE 6821-8/01 está incluso no ANEXO VI - § 1º Art 8º da Resolução CGSN nº 94 de 2011 - Códigos previstos no CNAE impeditivos ao Simples Nacional.

Atenção: Este aplicativo foi elaborado para ajudar na segregação das receitas pelo CNAE, não pode ser tomado como regra a ser aplicada, cabendo ainda avaliação das particularidades de cada atividade.

Fonte: LC 123/2006 com alterações das LC 127/2007, LC 128/2008, e LC 139/2011. Resolução CGSN nº 51/2008, Resolução CGSN nº 94/2011 e CONCLA/IBGE Tabela de CNAES

Essa empresa terá seu regime pelo Lucro Real ou Presumido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.