x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 19

acessos 16.361

Alteração de entrada e saida de sócios

MONICA BATISTA SANTOS LIMA

Monica Batista Santos Lima

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 28 novembro 2007 | 13:25

Boa Tarde

Wilson F.A.Fortunato, a minha dúvida é a seguinte, ja fiz a distribuição de capital, conf. vc me explicou em 19/11/2007 as 19:12, queria saber se devo fazer uma cláusula específica para entrada e saida de sócios e como devo fazer.
ou( sobre o q/ vc me mandou da DISTRIBUIÇÃO DE CAPITAL,SOMENTE ESSA CLÁUSULA JÁ BASTA. obrigada

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 28 novembro 2007 | 14:56

Eu faço o contrato social da seguinte maneira:

ALTERAÇÃO DE CONTRATO DE SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA

SÍNTESE:
DENOMINAÇÃO: "EPRESA BETA LTDA ME"
S E D E : "NESTA CIDADE DE GUARDA-MOR, ESTADO DE MINAS GERAIS"
EMENTA : "PRIMEIRA" alteração do contrato social de constituição, tendo por objetivos principais: Retirada do sócio XXXXXX; Transferência de XX% das cotas de capital social da sócia que se retira XXXXX no valor de R$ 0.000,00 (Valor por extenso) para o sócio XXXXXXX; Admissão do novo sócio XXXXX, brasileiro, solteiro, comerciante, residente e domiciliado na Rua xxxx nº 000, bairro XXXX, no município de Catalão GO, CEP: 75.709-240, portador do CPF sob o nº 000.000.000-00 e da C.I. sob o nº 0.000.000 SSP/XX, nascido em Catalão GO, na data de 00/00/1900; Integralização, nada data de assinatura da presente alteração contratual, de 0.000 cotas de capital social no valor de R$ 0.0000,00 (Valor por extenso), em moeda corrente do país, pelo novo sócio XXXXXX;
XXXXX, brasileiro, solteiro, comerciante, residente e domiciliado na Rua xxxx nº 000, bairro XXXX, no município de Catalão GO, CEP: 75.709-240, portador do CPF sob o nº 000.000.000-00 e da C.I. sob o nº 0.000.000 SSP/XX, nascido em Catalão GO, na data de 00/00/1900;
XXXXX, brasileiro, solteiro, comerciante, residente e domiciliado na Rua xxxx nº 000, bairro XXXX, no município de Catalão GO, CEP: 75.709-240, portador do CPF sob o nº 000.000.000-00 e da C.I. sob o nº 0.000.000 SSP/XX, nascido em Catalão GO, na data de 00/00/1900;
ÚNICOS SÓCIOS da sociedade empresária limitada "XXXXXX LTDA ME", inscrita no CNPJ nº 00.000.000/0001-00, estabelecida na cidade de Guarda Mor MG, à Rua XXXXXX nº 0.000, Bairro xxx, CEP: 38570-000, resolvem de comum acordo alterar o seu contrato social registrado na JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS, sob o n° Oculto-0, registrado aos 00 dias do mês de Junho do Ano de 0000, da seguinte maneira:

1- Permitir a retirada do sócio XXXXX;
2- Permitir a transferência de XX% das cotas de capital social da sócia que se retira XXXX no valor de R$ 0.000,00 (Valor por extenso) para o sócio XXXXX;
3- Permitir a admissão do novo sócio XXXXXX;
4- Integralização, nada data de assinatura da presente alteração contratual, de 0.000 cotas de capital social no valor de R$ 0.0000,00 (Valor por extenso), em moeda corrente do país, pelo novo sócio XXXXXX;


* - Face às alterações descritas, dar-se à nova redação do contrato social, a qual passará doravante a ser a seguinte:


NOVA REDAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL

I - ....

Aí basta colocar a cláusula da nova distribuição do capital social, conforme postagem anterior.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LUCDVA

Lucdva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 14 anos Domingo | 18 abril 2010 | 23:39

Wilson me informe como eu informo no contrato social, a transferência de de cotas , exemplo: o capital da empresa é r$ 2.000, eu quero fazer alteração no percentual de sócios, já achei o percentual dos dois,um vai ficar com 40% e outro com 60%, me diz como achar o valor das cotas para transferência de um para outro.


Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada.
Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
Ao usuário Lucas dos Santos da Silva: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

LUCDVA

Lucdva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 20 abril 2010 | 00:09

obrigado pela resposta wilson, mais eu quero saber como faço o cálculo, para achar o valor das cotas em reais, preciso informar na claúsula do contrato, o valor real de transferência de cotas para outro sócio.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 abril 2010 | 00:34

Lucas dos Santos da Silva,


Somente com as informações que você passou não temos como ajudá-lo.

Precisaremos de mais informações, como por exemplo, a quantidade de capital de cada sócio e o capital social da empresa atualmente.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LUCDVA

Lucdva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 20 abril 2010 | 23:03

Então Wilson segue abaixo as informações:

Capital Social: R$ 2.000,00
Um sócio A com percentual de 40%: R$ 800,00
Um sócio B com percentual de 60%: R$ 1.200,00

Olha só no contrato anterior

o sócio A tinha: R$ 1980,00
o sócio B tinha R$ 200,00

nessa alteração o sócio A passa as cotas para o sócio B

Então eu quero saber como faço pra saber o valor de transferência de cotas de sócio A para o sócio B ?

vlw,aguardo resposta



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".

Ao usuário Lucas dos Santos da Silva: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 21 abril 2010 | 11:03

Bom dia Lucas dos Santos da Silva!


Você disse que o "Capital Social: R$ 2.000,00" e ainda disse que "nessa alteração o sócio A passa as cotas para o sócio B".
Desta forma, presumo que somente haverá transferência/aquisição de cotas do sócio A pelo sócio B, ou seja, não há alteração no valor do capital social.

Mas você também informou que "no contrato anterior o sócio A tinha: R$ 1980,00 e o sócio B tinha R$ 200,00".
Somando os dois capitais, temos um total de R$ 2.180,00, que é superior aos R$ 2.000,00 de capital social da empresa.
desta forma, irei considerar que o capital social do sócio A era de R$ 1.800,00 (ao invés dos R$ 1.980,00 informados por você).

Como você não mensionou a quantidade de cotas e o valor unitário de cada cota, irei considerar que o capital social da empresa é formado por 2.000 cotas no valor unitário de R$ 1,00.


Bom, se o sócio B tinha R$ 200,00 (10%) e vai ficar com R$ 1.200,00 (60%), você irá fazer uma alteração do Contrato Social onde o Sócio B irá adquirir 55,5555%, ou seja, 1.000 cotas de capital social no valor de R$ 1.000,00 do sócio A.

Com isto, o sócio A ficará com apenas 800 cotas de capital social no valor total de R$ 800,00 (40%) e o sócio B ficará com apenas 1.200 cotas de capital social no valor total de R$ 1.200,00 (60%).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LUCDVA

Lucdva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 21 abril 2010 | 20:27

me desculpa wilson, o valor do capital do sócio B era de R$20,00, ref. a 1% da participação do capita,l mais aí me diz quanto devo colocar o valor em cotas de transferência do sócio A para o sócio B,eu tinha achado R$ 1.188,00 em cotas para o sócio B,mais não sei se está certo, ele quer fazer fazer essa alteração no percentual na RFB e precisa informar no contrato.vlw

Francielle Duarte Testoni

Francielle Duarte Testoni

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 15:12

Olá!! tenho a duvida de como proceder lançamento contábil das cotas de capital, é um Banco(cooperativa) onde somente medicos e dentistas podem ser cooperados e para isso pagam uma cota de capital e os debitos em cta corrente são denominados como "integralização de cota capital" . Anualmente recebem as chamadas "sobras" que são creditadas em suas ctas corrente(igual duvida da colega acima)obrigada

LUCDVA

Lucdva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2011 | 10:39

Olá sr. wilson, estou fazendo uma alteração transferindo cotas, por favor queria que você me explicasse como proceder nessa alteração:

SÓCIO A - tem R$ 15.000,00 (50%)
Sócio B - tem R$ 15.000,00 (50%)
valor do capital: R$ 30.000,00

Neste ato o sócio A vai ficar com 99% e sócio B com 1%

com quanto de transferência que o sócio B passa pro sócio A?

Por favor me dê um retorno

EDSON LOPES DE MORAIS

Edson Lopes de Morais

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 12:13

Boa Tarde !!!
Tenho uma empresa, 50% socio A e 50% socio B, vai sai um socio da sociedade e entrar outra, a empresa tem alguns protestos, quero saber se o socio q tá saindo ficará com alguma restrição.

Sem mais,
Agradeço.

Marcos Paulo Coppola Bastos

Marcos Paulo Coppola Bastos

Bronze DIVISÃO 1, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 15:43

Boa Tarde.

Por favor, peço a gentileza de uma ajuda.

Empresa X, Sócio A possui 50%, sócio B possui 50%.
Evento: Novo sócio C compra 16% do A e 17% do B.
Situação: Sócio A 34%, sócio B 33%, novo sócio C 33%
Como faço os lançamentos contábeis?

Obrigado.

HEBER PATRICINIO DIAS

Heber Patricinio Dias

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 14:51

Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida... É minha primeira alteração contratual q faço...

O 1° passo é elaborar a contrato com a 1° alteração contratual.

O 2° passo é os sócios assinarem e reconhecer firma no cartório?

O 3° passo é pagar e a guia da junta comercial e registrar o contrato?

O 4° fazer alteração no cnpj, inscrição municipal e estadual?

Grato!

I.P.M
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 09:16

Heber Patricinio Dias

Pra mudar o contador tem que fazer um DBE para tal, e informar na secretaria da fazenda tambem.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.