x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.907

Sair de quadro societario

Daniele aparecida Zollner

Daniele Aparecida Zollner

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Produção
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 09:32

Há mais de 10 anos eu e meu ex-marido eramos sócios de uma empresa de segurança.Depois nos separamos.A empresa nunca deu lucros apenas prejuízos mas me afastei tanto que nunca quis saber da situação da empresa.E também nunca recebi nada se deu algum lucro. Há alguns anos meu ex marido me trouxe uma alteração de contrato social onde eu passaria minhas cotas pra ele e para meu irmão. Assinei na hora! Mas meu irmão me disse recentemente que nunca chegaram a registrar essa alteração do contrato social.Resumindo, meu nome ainda consta como sócia da empresa. Já pedi várias vezes pra meu ex marido fazer a alteração de contrato mas ele sempre tem uma desculpa. Detalhe, ele mora numa cidade, a empresa está registrada em outra cidade e eu moro em outra cidade. Gostaria de um modelo de carta pedindo a alteração do contrato em 60 dias pois pesquisei por toda parte na internet e nao encontrei.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 10:57

Bom Dia Daniele.

Entendo sua situação.

Neste caso te recomendo procurar um contador para poder dar entrada na Junta comercial da alteração contratual da sua empresa onde você sai da sociedade, este tipo de tramite não poderá ser feito mediante a uma carta ou a algo semelhante, será necessário fazer a alteração e consolidação do contrato, registrar na Junta Comercial e transmitir os dados da alteração para a Receita Federal.

O contrato poderá ser datado com a data em que ele solicitou sua saída da sociedade, porem para o mesmo ter valor cabal será necessário registrar na Junta comercial. Por ser um tanto quanto complexo os tramites para você não se desgastar por isso te recomendei a procurar um contador.

Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Daniele aparecida Zollner

Daniele Aparecida Zollner

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Produção
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 17:49

Boa tarde Thiago, muito obrigada pela sua resposta mas ainda fiquei com algumas dúvidas e necessito abusar de sua boa vontade. como eu disse a empresa ainda está registrada numa cidade, eu moro em outra e meu ex marido numa terceira cidade. Esse contador pode ser um que mora em minha cidade? Eu não tenho cópia do contrato social, ele vai conseguir uma cópia? È uma sociedade limitada. A empresa encontra-se com cadastro ativo mas sem atividades há varios anos.Me ex marido não quer fechar a empresa. Pra que eu possa sair do quadro societario como vou vender as minhas cotas se a empresa está parada,só existe no papel? Eu preciso de uma maneira de sair dessa sociedade...

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 19:14

Sim, Você poderá solicitar um contado situado na sua cidade sem nenhum problema, no site da junta comercial você poderá busca uma ficha de breve relato, e ver se no próprio site da junta há uma copia digitalizada dos seus documentos se houver é só imprimir, se não houver, você pagará uma taxa para a junta comercial disponibilizar uma segunda via do seu contrato social, para com base nele ser feita a alteração contratual.

Quanto a venda não há problemas e além de vender você poderá ceder (doar) suas cotas para outro sócio.

Espero ter ajudado e qualquer duvida é só postar.... abraço!

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.